Blog / 

Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Artigos

Projeto Veritas mostra executiva do Google confessando intuito de manipular resultado eleitoral contra Trump

0

Uma série de vídeos publicados pelo Projeto Veritas mostra uma executiva do Google confessando abertamente que a empresa mais poderosa do mundo tem se esforçado para manipular buscas, pesquisas e filtrar informações com o intuito de impedir a permanência de Trump no poder após 2020.

Jen Gennai é chefe de um departamento chamado Responsible Innovation. “Todos nós nos ferramos em 2016”, disse Gennai em um dos clipes, “mais uma vez não foi só nós, as pessoas se ferraram, a mídia se ferrou, tipo, todo mundo se ferrou, então nós questionamos “O que aconteceu lá e como podemos evitar que isso aconteça novamente? Estamos também treinando nossos algoritmos, tipo, se 2016 acontecer de novo, teríamos um resultado diferente?”

Em outro trecho, ela rebate a proposta de Elizabeth Warren de quebrar a empresa em partes menores, justificando que essas empresas teriam menos recursos para impedir uma próxima “situação Trump”, que empresas pequenas não teriam condições de fazer isso. Ou seja, o tamanho do Google é uma vantagem para lutar contra o presidente!

Uma fonte do Google disse ao Projeto Veritas sobre um recurso do Google chamado “Machine Learning Fairness”, que pode manipular os resultados de pesquisa para se adequar ao que o Google determina que atende a um padrão de “justiça”, mesmo que não represente com precisão a realidade factual. A ideologia de gêneros faz parte dessa iniciativa: uma pesquisa sobre CEOs pode levar a resultados mais “igualitários” em termos de gênero, mesmo que distorcendo a realidade.

A executiva alegou que o Projeto Veritas editou o vídeo para parecer que alguém com alto cargo na empresa confessa que o Google está trabalhando para manipular os resultados das eleições ano que vem. Ela nega isso e diz que foi enganada numa conversa informal de restaurante.

Tucker Carlson, na Fox News, deu destaque ao caso e disse que é preciso levar muito a sério a denúncia. Ele afirmou que isso é uma tentativa de “hackear” as eleições, usurpar o resultado.

Já a mídia mainstream, com forte viés democrata, deu pouca atenção ao episódio. No Brasil, então, quase nada se falou sobre o assunto. Por que será?

Rodrigo Constantino

8 recomendações para você

Sobre / 

Rodrigo Constantino

Economista pela PUC com MBA de Finanças pelo IBMEC, trabalhou por vários anos no mercado financeiro. É autor de vários livros, entre eles o best-seller “Esquerda Caviar” e a coletânea “Contra a maré vermelha”. Contribuiu para veículos como Veja.com, jornal O Globo e Gazeta do Povo. Preside o Conselho Deliberativo do Instituto Liberal.

Loading Facebook Comments ...

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Saiba Mais

Arquivos