• Carregando...
Quem censura os censuradores? O ataque do Facebook à liberdade de expressão
| Foto:

Por Adolfo Sachsida, publicado pelo Instituto Liberal

O poder corrompe, o poder absoluto corrompe absolutamente” (Lord Acton)

Existe uma longa literatura que trata das dificuldades inerentes aos órgãos de controle. Em última análise sempre resta a dúvida: se os órgãos de controle fiscalizam pessoas e empresas, exatamente quem fiscaliza os órgãos de controle? Essa preocupação é vital em qualquer democracia, afinal os órgãos de controle acabam detendo muito poder.

Nessa semana fomos surpreendidos pelo ataque do Facebook a uma série de páginas associadas ao pensamento liberal/conservador. Os casos mais vistosos referem-se as páginas do Movimento Brasil Livre (MBL) e ao Brasil 200. Na semana anterior já havia ocorrido outro ataque do Facebook à liberdade de expressão: a derrubada da página Corrupção Brasileira Memesque contava com 1 milhão de seguidores.Nesse link você encontra algumas das páginas que foram derrubadas ontem pelo Facebook, entre elas: Moça não sou obrigada a ser feminista, Loira opressora, Conservadorismo Brasil, e Ter Opinião não é crime. Aparentemente, para o Facebook, ter opinião é sim um crime.

O Facebook promove assim uma censura ao pensamento liberal/conservador com a frágil argumentação de que assim procede para nos proteger das “ Fake News”. Em outras palavras, o Facebook decidiu o que pode e o que não pode ser publicado em sua rede (verdadeiro exemplo de Hidden News). Em resumo, o Facebook promoveu a censura. Sem meias palavras aqui: o Facebook promoveu um ataque direto a liberdade de expressão. Pergunta ao censurador do Facebook: as frases  “Impeachment é golpe!”, “A Rede Globo persegue Lula”, e “A prisão de Lula é política”, são fakenews? Ou será que nesse caso pode mentir?

Vale ainda ressaltar que várias das páginas censuradas pelo Facebook são de apoio ao Deputado Jair Bolsonaro. Em outras palavras, temos uma empresa estrangeira tentando interferir diretamente nas eleições brasileiras. Será que o TSE vai permanecer em silêncio? E o que o Ministério Público tem a dizer sobre isso? Ressalta-se que até o momento apenas um único procurador federal se interessou pelo caso. Censura passou a ser admitida no Brasil? Uma empresa estrangeira tentando interferir nas eleições presidenciais passou a ser normal?

O Facebook quer acabar com nossa liberdade de expressão. Se você concorda com o texto, compartilhe nosso manifesto em favor da liberdade de expressão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]