• Carregando...
Recordar é viver: a metáfora politicamente incorreta que fiz em 2010
| Foto:

Para quem tem memória curta, 2010 foi aquele ano de euforia com o Brasil. A economia crescia 7,5%, turbinada por gastos públicos insustentáveis, crédito farto concedido de forma irresponsável e preço das commodities em alta. Criticar o PT, então, era coisa de “maluco”, de alguém que pedia para ser ridicularizado. “Esse economista não entende nada! Onde ele comprou seu diploma?”, questionavam os idiotas úteis encantados com a prosperidade ilusória. E foi justamente nessa época que fiz uma metáfora politicamente incorreta que já resumia o que estava por vir:

Situação da economia brasileira hoje: um Gurgel turbinado a 120 por hora numa estrada toda esburacada, com um bebum no volante prestes a transferir o controle para uma mulher. Apertem os cintos!

Já apontava para o nacionalismo tosco do PT, citando o “carro” de marca brasileira; para os estímulos insustentáveis à demanda (turbinado a 120 por hora); para a infraestrutura capenga que não recebia investimentos adequados por ranço ideológico que travou concessões (estrada toda esburacada); para o populismo de um safado oportunista (bebum no volante) e para a incompetência da “gerentona” no comando da coisa toda (mulher no volante, brincadeira típica que antigamente retratava apenas as barbeiragens das motoristas que dividiam o retrovisor entre olhar para a rua e ajeitar a maquiagem, mas que hoje é motivo de ódio e revolta das feministas sem senso de humor).

Ou seja: estava tudo lá, nessa simples metáfora politicamente incorreta! O recado foi claro: preparem-se para o pior (apertem os cintos), pois vem acidente pela frente. Hoje, estamos recolhendo os cacos do vidro estilhaçado no chão, após a caranga nacional bater de cara no muro chamado PT!

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]