Fonte: GLOBO| Foto:

O governo federal, por meio do ICMBio, multou em R$ 100 mil o fundador do grupo que assumiu a autoria da instalação do bandeirão contra o comunismo na encosta do Corcovado, na Zona Sul do Rio, segundo Ancelmo Gois. É que ele violou a paisagem protegida por quatro tombamentos. E mais: o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vai encaminhar o caso para o MPF, e o responsável poderá responder por crime ambiental. A bandeira tem 900 metros e foi instalada no sábado passado, quando de completaram 200 anos do nascimento de Karl Marx, o filósofo alemão.

CARREGANDO :)

Segundo o ICMBio, a “alteração do aspecto de local com valor paisagístico especialmente protegido por Lei é crime previsto no artigo 63 da lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/1998)” e a multa de R$ 100 mil “está baseada no artigo 73 do decreto 6514/2008, que define o valor da multa para essa infração entre 10 e 200 mil reais”. O ato foi assumido  pelo grupo “O pesadelo de qualquer político”, liderado por Emílio Alarcón.

Acho que o tiro saiu pela culatra por falta de entendimento básico sobre artes visuais: o traço em diagonal cortando a bandeira quase não dava para ver de longe, e muitos – eu inclusive – acharam que era uma bandeira enaltecendo o comunismo. Até mesmo a comunista Manuela D’Ávila tirou sarro:

Publicidade

Mas meu ponto central aqui nem é esse, se a ação cumpriu ou não sua missão, e sim outro: o eterno duplo padrão da mídia e das leis. Fosse uma bandeira efetivamente enaltecendo o marxismo, será que a reação era a mesma? Du-vi-do!

Então é contra a lei estender um bandeirão que depois será retirado? Mas favela ilegal pode? Mas pichar muros é “arte contemporânea”? Invadir universidades federais para fazer campanha política, estendendo bandeirão do MST, isso é legal? Aliás, o Mídia Ninja, que recebe grana de George Soros, ficou todo animadinho com uma palestra de Guilherme Boulos na USP:

O que fica claro é que certos crimes estão liberados, se cometidos em nome do esquerdismo. Aos amigos, aos companheiros, aos camaradas de ideologia, TUDO, e aos inimigos, aos adversários, a LEI. Eis o grau de seletividade em nosso país, dominado pela esquerda.

Publicidade

Se você quiser estender bandeirão em lugar proibido, fazer campanha antecipada em universidade federal ou mesmo invadir propriedades, pode fazer que não tem problema algum. Mas faça usando o símbolo do comunismo, só para garantir. Caso contrário, multa e quiçá cadeia, para deixar de ser bobo e entender que, se nossa bandeira ainda não é vermelha, nossa Justiça é!

Rodrigo Constantino