• Carregando...
WASHINGTON, DC - OCTOBER 5:  Republican presidential candidate U.S. Rep. Ron Paul (R-TX) smiles before speaking during a luncheon at the National Press Club on October 5, 2011 in Washington, DC.  In a new poll Paul is still lagging far behind frontrunners former Massachusetts Gov. Mitt Romney, businessman Herman Cain and Texas Gov. Rick Perry.  (Photo by Patrick Smith/Getty Images)
WASHINGTON, DC - OCTOBER 5: Republican presidential candidate U.S. Rep. Ron Paul (R-TX) smiles before speaking during a luncheon at the National Press Club on October 5, 2011 in Washington, DC. In a new poll Paul is still lagging far behind frontrunners former Massachusetts Gov. Mitt Romney, businessman Herman Cain and Texas Gov. Rick Perry. (Photo by Patrick Smith/Getty Images)| Foto:

Demorei a acreditar quando vi. Chequei para ver se era algum “hoax”. Não era. Depois lembrei que o libertário Murray Rothbard já escreveu textos elogiando o comunista guerrilheiro Che Guevara e flertou com a “Nova Esquerda”. Sim, alguns libertários radicais e revolucionários se aproximam mais da esquerda radical e revolucionária do que do liberalismo clássico e do conservadorismo de boa estirpe. E Ron Paul é a mais nova evidência desse perigo.

Agora que seu filho Rand Paul não disputa mais a vaga pelo Partido Republicano, Ron Paul disse que Ted Cruz não é libertário, que nenhum candidato merece o voto libertário, e que Bernie Sanders tem posições mais próximas dos libertários. Sim, Sanders, o comunista, o que passou a lua de mel na União Soviética, o que ataca Wall Street como se fosse o Diabo na Terra, o que promete tudo de “graça”, bancado pelo estado. Ron Paul ficou gagá?

Justo num momento tão delicado desses, em que os Estados Unidos e o mundo não podem se dar ao luxo de mais um governo democrata “progressista”, vem o guru dos libertários e prega o voto nulo, recusando todos os candidatos republicanos das prévias e acusando Cruz de “pertencer” ao Goldman Sachs. E ainda encontra um tempinho para tecer um elogio ao comunista Bernie Sanders!

Que a visão geopolítica de Ron Paul era bobinha, ingênua e infantil, isso eu já sabia e já tinha dito. Mas esse tipo de postura de muitos libertários é o principal motivo pelo qual me afastei gradualmente do liberalismo mais radical em direção ao liberalismo mais prudente com viés conservador. Os liberais clássicos não podem jamais optar por Bernie Sanders contra Ted Cruz, e nem mesmo escolher uma covarde postura “em cima do muro”, de neutralidade. É muita cegueira!

O que esses libertários acabam fazendo é servir de massa de manobra para os comunistas. São os inocentes úteis da esquerda “progressista”, acusando todos de intervencionistas de cima de sua Torre de Marfim e ajudando a deixar o caminho livre para os verdadeiros intervencionistas. “Não sou esquerda nem direita, condeno tanto o socialismo como o conservadorismo”, e com esse belo discurso os libertários radicais ajudam a manter no poder socialistas. É complicado.

Mais um motivo da importância do meu novo curso online, justamente sobre como o liberalismo precisa ser salvo dos “liberais” de hoje. Enquanto essa turma falar em nome da liberdade e preferir um comunista a um conservador nos costumes com claro viés liberal na economia, não teremos chance de derrotar os socialistas mesmo. Entre Jimmy Carter e Ronald Reagan eles seriam neutros? Entre Obama e Mitt Romney eles seriam indiferentes? Entre Bernie Sanders e Ted Cruz ou Marco Rubio eles optariam pelo… comunista?

É a mesma postura dos nossos libertários “purinhos” que, entre PT e PSDB, entre Dilma e Aécio Neves, mostram-se igualmente contrários, o que significa escolher a esquerda radical na prática. Assim não dá para levar esses libertários muito a sério…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]