i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Rodrigo Constantino

Foto de perfil de Rodrigo Constantino
Ver perfil

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Se Greta Thunberg tem problemas mentais, isso torna mais sórdida sua exploração

  • PorRodrigo Constantino
  • 25/09/2019 15:08
Se Greta Thunberg tem problemas mentais, isso torna mais sórdida sua exploração
| Foto:

Greta Thunberg, a nova face da causa ambiental, teria sido diagnosticada com a Síndrome de Asperger, um caso mais brando de autismo. Se ela apresenta ou não traços de doença mental, deixo isso aos especialistas.

Ao menos um, um renomado psicológico australiano, afirma que a menina deveria, sim, estar em tratamento, e diz que está preocupado com seu bem-estar. Para o doutor Michael Carr-Gregg, autor de inúmeros livros sobre adolescência, a garota de 16 tem sido usada como peão no jogo político, e ele diz temer o mesmo destino das “crianças estrelas”, aquelas que são elevadas a patamares de fama mundial meteórica e logo depois se queimam com as chamas dessa luz.

A menina já teve anorexia, depressão, e apresenta alguns traços de agressividade típicos da bipolaridade. Conheço de perto essa doença e posso atestar que não se brinca com isso. Os “progressistas” acham que estão protegendo os doentes mentais quando questionam a existência de doenças mentais e alegam que “todos são normais”, mas podem acreditar: é justamente o contrário!

Quem efetivamente se preocupa com esses portadores de doenças mentais sabe que é fundamental submete-los a tratamentos psiquiátricos. Carr-Gregg lamenta ainda o fato de que a postura de Greta possa incentivar outros adolescentes a adotar a mesma postura com os adultos, falando de forma desrespeitosa, agressiva, arrogante. Tomamos um desvio de conduta como o padrão.

E o padrão parece estar doente mesmo. A geração de Greta é, acima de tudo, ingrata e vitimista. David Harsanyi, autor de O estado babá, escreveu um texto no The Federalist sobre a tragédia de Greta. João Luiz Mauad, colaborador do Instituto Liberal, traduziu alguns trechos mais importantes:

A ativista sueca de mudança climática de 16 anos, Greta Thunberg, vive na era mais saudável, rica, segura e pacífica que os seres humanos já conheceram. Ela é uma das pessoas mais sortudas que já viveram.

Num mundo justo, Thunberg estaria nas Nações Unidas agradecendo aos países capitalistas por lhe darem essa herança notável. Em vez disso, ela, como milhões de outras crianças doutrinadas de sua idade, age como se vivessem em um mundo … à beira do desastre. Isso é uma tragédia. (…)

Provavelmente, não existe uma escola pública nos Estados Unidos que não tenha discutido, em pânico, o desastre ambiental em seus auditórios repetidas vezes. A cidade de Nova York e outros sistemas escolares oferecem a milhões de crianças uma ausência justificada para que eles pudessem participar de marchas climáticas nesta semana, como se fosse um feriado religioso ou patriótico.

Finalmente convencemos uma geração de americanos a serem malthusianos. De acordo com a pesquisa de Scott Rasmussen, quase 30% dos eleitores afirmam acreditar que é “pelo menos um pouco provável” que a Terra se torne inabitável e a humanidade seja exterminada nos próximos 10 a 15 anos. Metade dos eleitores com menos de 35 anos acredita que é provável que estejamos à beira da extinção.

A culpa é dos ideólogos que ficam obcecados com todos os eventos climáticos como se fosse o Armagedom, ignorando a enorme vantagem moral da modernidade movida a carbono. É culpa dos políticos, covardes demais para dizer aos eleitores que suas visões utópicas de um mundo movido a painéis solares e moinhos de vento são conto de fadas.

É culpa da mídia que constantemente ignora evidências esmagadoras de que, no geral, as mudanças climáticas não estão prejudicando o florescimento humano. De fato, em quase todas as medidas quantificáveis, estamos melhor por causa dos combustíveis fósseis…

E o sonho de Thunberg para o futuro significa que os regimes tecnocráticos terão que substituir as sociedades capitalistas. Podemos ver esse futuro nos planos ambientalistas radicais do Green New Deal da Rep. Alexandria Ocasio-Cortez, apoiados pelos principais candidatos do Partido Democrata. É autoritarismo. Não há outra maneira de descrever um regime regulatório que dite exatamente o que os americanos podem consumir, vender, dirigir, comer e trabalhar.

É para servir de fantoche de socialistas que garotas problemáticas como Greta são usadas, exploradas. Eles não medem esforços, muito menos ligam para valores morais ou decência, nessa guerra por mais controle estatal em nossas vidas.

Michael Knowles, do Daily Wire (Ben Shapiro), levantou o tópico delicado da doença mental de Greta justamente para expor o absurdo ainda maior que é sua exploração como símbolo ambientalista. Foi atacado pela esquerda, claro, mas defendido por vários conservadores, como Candace Owens, exatamente pela coragem de enfrentar o vespeiro e mostrar o quão sórdida é a tática “progressista”.

Não é vergonha ter alguma doença mental. Um bipolar ou esquizofrênico tem tanta culpa por sua doença como um diabético tipo 1 ou alguém que nasce cego. É possível levar uma vida bastante normal e saudável com tratamento. O que é abjeto é explorar essa doença, ainda mais numa criança, para fins políticos. Isso é podre demais. É muito baixo. E é exatamente o que a esquerda – e a família dela! – tem feito com Greta. Uma tragédia!

Rodrigo Constantino

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • G

    Guilherme fantin rebelo

    ± 4 dias

    Sinceramente espero que a Gazeta exija mais conhecimento de seus redatores. Sei que a Gazeta é de direita, eu não sou nem direita nem esquerda, mas dizer que é a esquerda que quer colocar na cabeça das pessoas que há aquecimento global já é demais. E não sejam ignorantes ao ponto de postar um texto na qual deixa a possível interpretação de que quem diz ter aquecimento global que o mundo vai acabar em 10 ou 15 anos, vão atrás de cientistas para saber melhor, os resultados serão mais notados décadas e décadas no futuro. Eu esperava mais da Gazeta. Espero que melhorem. Att

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 4 dias

      "Não sou nem de direita nem de esquerda"... sei. Isso explica tudo. Vá se informar melhor você, inteligência. A esquerda do mundo todo promove ativamente o ecoterrorismo alarmista. Se você não sabe disso, não culpe a Gazeta pela sua própria ignorância.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso