• Carregando...
Mata o Mercosul, Serra!
Mata o Mercosul, Serra!| Foto:

O ministro brasileiro das Relações Exteriores, José Serra, defendeu que o Mercosul precisa de mais tempo para decidir se a Venezuela pode ou não assumir a condução do bloco, durante reunião na terça (5) com o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, e o chanceler uruguaio Rodolfo Nin Novoa.

O Mercosul é presidido pelo Uruguai desde o começo do ano, e a Venezuela deveria assumir o posto em julho, segundo a regra de rotatividade do bloco. A sequência dos países que ocupam o cargo é definida por ordem alfabética e a troca é semestral.

De acordo com a agência AFP, na reunião com os uruguaios, Serra pediu mais tempo e disse que a presidência tem que ser fruto de uma unanimidade.

Em agosto vence o segundo prazo dado à Venezuela para cumprir os requisitos normativos do Mercosul, e o chanceler brasileiro acredita que seria melhor esperar pelo menos até essa data. “Estamos trabalhando para ver se em agosto podemos convergir para uma decisão final”, disse Serra.

Em uma delcração reproduzida pelo jornal argentino “La Nación”, o presidente argentino Maurício Macri disse que seu país poderia assumir a presidência nos próximos meses no lugar da Venezuela.

A sugestão de Serra não foi bem recebida pela chanceler venezuelana Delcy Rodríguez, que em seu perfil no Twitter acusou o brasileiro de apoiar um “complô” para evitar que seu país assuma a presidência do Mercosul. Ela escreveu que as declarações de Serra foram “insolentes e amorais”.

José Serra, o histórico esquerdista cepalino, aquele que já se considerou mais à esquerda do que o próprio PT, virou agora ícone de um “complô da direita internacional”, segundo a chanceler venezuelana. O quão patética pode ser a esquerda jurássica?

O chanceler brasileiro está sendo apenas prudente. Alguns diriam cauteloso até demais. Afinal, a Venezuela não tinha nem mesmo que estar no Mercosul, quanto mais presidi-lo. A situação do país é caótica e a democracia é algo totalmente do passado. Maduro é um tirano, um ditador, e isso fere a cláusula democrática do Mercosul.

Ter o Mercosul presidido pela Venezuela, nessas circunstâncias, seria a pá de cal da união aduaneira, sua completa transformação em braço bolivariano. Já cansei de dizer aqui, mas repito quantas vezes for necessário: o Mercosul virou uma camisa de força ideológica que faz mais mal do que bem ao país.

O Brasil deveria se inspirar no Brexit e pular fora dessa reunião de afogados, mirando no exemplo do Chile, do Peru e da Colômbia com sua mais liberal Aliança do Pacífico. O Mercosul é um atraso, um bloco protecionista, avermelhado.

Para piorar, o Brasil ainda se deixou ser abusado pelos parceiros menores na era petista, a ponto de virarmos “rabo de sardinha” na concepção geopolítica: nem seguidores da globalização, nem líderes de um grupelho, mas seguidores de um grupelho!

Quem ganha com isso tudo? Certamente não os brasileiros. Por que, então, preservar essa situação? Se a Venezuela assumir a presidência do Mercosul, isso será o sinal que faltava para estampar seu retumbante fracasso. E a desculpa perfeita para o Brasil abandonar esse barco que naufraga.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]