• Carregando...
| Foto:
venezuela

Por mais que desafie o bom senso imaginar que alguém queira permanecer na Venezuela atual, país de onde boa parte da população tenta fugir, o fato é que os colombianos que lá estão de maneira legal têm total direito de escolher ficar no país. Não para Maduro. Não para a esquerda que faz um ensurdecedor silêncio sobre o caso da deportação de colombianos legalmente estabelecidos no país bolivariano. Até o presidente da Colômbia acabou se metendo:

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, reagiu neste sábado à decisão da Venezuela de manter a fronteira com o seu país fechada por tempo indeterminado e à decretação de estado de exceção por dois meses em cinco municípios fronteiriços.

— Fechar a fronteira traz inconvenientes, gera mal-estar, prejudica muita gente inocente, inclusive crianças — afirmou.

Santos disse que o caminho para deter os criminosos que atuam na fronteira, motivo alegado pelo venezuelano Nicolás Maduro para a medida, é o da cooperação, e não o fechamento unilateral.

— Se cooperarmos, os únicos que perderão são os criminosos. Mas se fecham a fronteira e não há coordenação, os únicos que ganham são os criminosos — disse Santos.

Ora, criminosos por criminosos, ninguém pode negar que vários mexicanos de fato praticam crimes nos Estados Unidos, especialmente aqueles que entram de forma ilegal no país. O tema virou o centro das atenções das eleições de 2016 graças a um histriônico e performático Donald Trump, que tem conquistado adeptos por falar de forma direta sobre o assunto, sem se curvar diante do politicamente correto.

Seu tom é exagerado, populista e até xenófobo, e boa parte da direita conservadora rejeita sua postura. Mas claro que a esquerda não perderia essa oportunidade de pintar os Republicanos como anti-imigrantes, sendo que o debate acerca da imigração ilegal se faz claramente necessário, principalmente quando muitos recebem depois benefícios estatais ou acabam protegidos por leis mesmo depois de praticarem crimes.

Agora pensemos no contraste: de um lado, gente que combate a imigração ilegal dos que tentam aproveitar brechas para pegar carona no welfare state bancado pelos pagadores de impostos americanos; do outro, um governo autoritário que expulsa sem mais nem menos imigrantes legais que vivem no país. Qual será que a esquerda vai condenar como xenófobo e insensível: os Republicanos de direita ou os bolivarianos de esquerda?

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]