• Carregando...
Site do PT condena autonomia do BC e atribui tal postura a Dilma!
| Foto:

Que o governo Dilma não respeita a autonomia do Banco Central e não persegue a meta de inflação, todos que não estiveram hibernando nos últimos 4 anos já sabem. Mas havia, ao menos, uma tentativa de fingimento por parte da “presidenta”. Não mais, pelo visto. Conforme notícia da Veja.com, o site oficial da campanha de Dilma afirmou categoricamente que rejeita a autonomia do BC, e não foi uma só vez, que é para não deixar dúvidas:

O site Muda Mais, mantido pelo PT e criado para divulgar a candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição, publicou um texto na noite de terça-feira com potencial de fazer tremer bancos, investidores, empresas e o próprio eleitor. O texto evidencia o que pensam as facções ideológicas mais perigosas do partido — e que, se afagadas, podem colocar em risco a estabilidade econômica numa hipótese de reeleição da presidente. Intitulado “Tem candidato que defende a autonomia do Banco Central: saiba por que isso é ruim para a sua vida”, o texto foi publicado justamente quando o tema da autonomia da autoridade monetária era colocado em discussão no debate entre os candidatos à Presidência, transmitido pela Band. 

Propondo-se a explicar como isso interfere no cotidiano do brasileiro, o material discorre sobre o que é o BC e como ele atua na condução da política monetária. “A autonomia do Banco Central é uma medida fundamentalmente neoliberal. Os adeptos dessa teoria acreditam que o salário e o emprego se mantêm estáveis pela autorregulação do mercado, portanto é desnecessária (e eles acreditam ser prejudicial) a interferência do estado nas questões econômicas”, diz o texto.

Veja os tweets do Muda Mais sobre o assunto:

Dilma BC 4

Dilma BC 3Dilma BC 2

Dilma BC

Portanto, Dilma está oficialmente dizendo que não defende um BC com autonomia para controlar a inflação. Prefere um BC subserviente, obediente, politizado, que siga as instruções do próprio Planalto, ou seja, que coloque os fins eleitorais à frente do combate à inflação.

Alguém estranha o fato de que a inflação jamais tenha ficado na meta durante o governo Dilma, mesmo com o menor crescimento econômico dos últimos tempos? Alguém estranha o fato de que o BC não goza mais de credibilidade alguma perante os investidores?

Isso é escandaloso! Um dos pilares do tripé macroeconômico, que até Marina Silva diz defender, é justamente a autonomia do BC para seguir com independência a meta de inflação. Dilma não quer saber disso. Acha que controlar a inflação é coisa de “neoliberal”. Quem sofre é o povo, a cada ida ao mercado.

Alexandre Tombini, presidente do BC, deveria pedir demissão se tivesse dignidade, após ficar oficializado que não passa de um garoto de recados da presidente. Sua permanência no cargo, mesmo após essa confissão indecorosa da equipe de Dilma, apenas comprova o que todos já sabiam: que o BC atual não serve para sua única missão, que é controlar a inflação.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]