• Carregando...
Fonte: Veja
Fonte: Veja| Foto:

O presidente Michel Temer aproveitou um discurso diante dos presidentes de países de língua portuguesa para defender o ajuste fiscal que o governo tem promovido nos últimos meses no Brasil. Ele citou a ex-primeira-ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher, para dizer que os discursos de ambos se assemelham do ponto de vista do controle das contas públicas.

Temer contou que assistiu a um vídeo nesta segunda-feira em que Thatcher, que comandou a Inglaterra por onze anos, defendia a contenção das despesas públicas. De acordo com ele, na gravação a britânica defendia que o dinheiro público nasce dos recursos privados, por meio do recolhimento de tributos.

“Ela disse: ‘Olhe, não vamos pensar que o Estado pode fazer projetos generosos e achar que existe um dinheiro público diferente do dinheiro privado’. Então é preciso, em dado momento, dizia ela -, como nós estamos fazendo no Brasil -, conter a despesa pública porque você só pode gastar aquilo que arrecada”, afirmou o presidente.

Menos, menos. Thatcher foi uma grande estadista que salvou o Reino Unido da desgraça socialista. Temer faz muito bem ao mencioná-la como exemplo a ser seguido, como um norte, mas ainda precisa entregar muita coisa antes de querer se colocar ao lado dela. A intenção é muito boa, mas será preciso fazer, já que palavras são baratas e o vento leva.

Segue uma palestra (áudio) que fiz sobre o legado de Thatcher durante um jantar do IFL-SP. Que sirva de inspiração para Temer e sua equipe:

Mas sem dúvida já estamos vendo um baita progresso. Saímos de uma “presidenta” que idolatrava Nicolás Maduro, e estamos com um “presidento” que cita elogiosamente Margaret Thatcher. Há esperança!

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]