• Carregando...
Fonte: Gazeta do Povo
Fonte: Gazeta do Povo| Foto:

Criminosos incendiaram ônibus e carros e tentaram explodir o pilar de um viaduto e incendiar um posto de combustíveis em uma série de crimes coordenados registrados em Fortaleza e cidades da região metropolitana. Os ataques começaram na quarta-feira (2) e continuaram até a madrugada desta sexta-feira (4), o que levou à redução na circulação de coletivos, que rodam sob monitoramento policial. Diante disso, o governador Camilo Santana (PT) solicitou ao ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, o envio de tropas federais para controlar a situação.

De acordo com o último boletim da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social cearense, chega a cerca de 39 o número de ataques criminosos registrados em Fortaleza e Região Metropolitana. Pelo menos 18 pessoas já foram levadas pela polícia suspeitas de participar dos atos criminosos. O policiamento foi reforçado nos terminais de ônibus e nos principais corredores comerciais e bancários.

Os ataques aconteceram um dia após o novo secretário da Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque, ter dito que não reconhecia facções no estado e que não iria mais separar presos de acordo com a ligação com essas organizações. O secretário, que antes ocupou a secretaria de Justiça no Rio Grande do Norte, prometeu também agir para confiscar os celulares existentes dentro das unidades prisionais e impedir a entrada de novos. Facções como os Guardiões do Estado (GDE) e Comando Vermelho (CV) têm grande atuação dentro e fora dos presídios cearenses.

O primeiro caso aconteceu às 23h22 no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza, onde um ônibus foi incendiado. Os ataques seguiram durante a madrugada, quando um ônibus no bairro Parque Santa Rosa e uma van no bairro Planalto Caucaia também foram queimados.

Os ataques geraram reações nas redes sociais:

Os ataques de facções criminosas no Ceará são o primeiro desafio do ministro Sergio Moro. Ele tem o apoio da população de bem para tratar terrorista como terrorista. […] Outra coisa que precisa ser mais bem investigada, sem descartar nenhuma hipótese: as relações entre o crime organizado e os partidos de extrema-esquerda que hoje fazem oposição (anti-democrática, pois recusam as regras do jogo) ao governo. Vai, Moro! – Flávio Gordon

O que acontece no Ceará é uma prévia do que pode acontecer no país com o combate mais duro ao crime. Durante a era PT, não foram só os três poderes ocupados por bandidos. Grupos criminosos como o PCC consolidaram o seu poder nas ruas. Não por acaso, apoiaram o PT na campanha. […] Relatei durante a campanha várias ameaças do PCC do Ceará aos eleitores, prometendo até matar quem demonstrasse apoio a Bolsonaro. Hove até o caso do pastor que teve a casa metralhada. Tudo abafado pela extrema-imprensa, que preferiu cobrir suástica inversa auto-infligida. – Leandro Ruschel

No mesmo país em que uma legião de imbecis semi alfabetizados passou boa parte do dia pendurada na internet discutindo sobre “cores”, a bandidagem – seguindo ordens vindas de dentro das cadeias – depreda a cidade de Fortaleza. – Fábio (o colecionador)

Ceará em chamas! Que tristeza! Mais uma vez vem a furo o resultado da desastrosa política de segurança que assola o Brasil nos últimos 30 anos. Cidadão desarmado, bandidolatria e instituições policiais desprestigiadas pelos próprios governantes. Não obstante, cruel ironia do destino, Moro já se empenha em salvar o estado de onde o governador petista se negou a ir na posse do Presidente Bolsonaro. – Bene Barbosa

As facções criminosas testam Sergio Moro com os ataques em Fortaleza. Não transija, ministro. – Mario Sabino

Na quinta-feira (3), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, determinou, que a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) tomem as providências necessárias para auxiliar o Ceará no combate aos atos de violência ocorridos ao longo do dia. Ele, porém, ainda não autorizou o envio de tropas federais.

Que autorize logo, e que as tropas federais coloquem ordem na bagunça com tolerância zero. O simbolismo de que a farra dos marginais acabou é fundamental na política de segurança do novo governo. É preciso mostrar que não há mais espaço para essas “brincadeiras”, que do outro lado haverá forte reação, que bandido será enquadrado na marra. Chega de pegar leve com esses terroristas que atormentam a vida do cidadão de bem!

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]