• Carregando...
Um ano da prisão de Lula: parabéns para a Justiça brasileira!
| Foto:

O ex-presidente Lula completou neste domingo um ano de prisão. Ganhou, de presente, espaço na Folha de SP para publicar um artigo fazendo aquilo que melhor sabe fazer: mentir e bancar a vítima. Começa reafirmando que foi vítima de um golpe político, que é um injustiçado perseguido, e pede sua soltura agora que o suposto intuito de sua prisão foi bem-sucedido, impedindo-o de disputar o cargo para presidente uma vez mais.

Jornalistas que mais parecem militantes petistas disfarçados fazem coro na narrativa e pedem clemência para o líder, alegando que ele pode cumprir a pena em casa. Como “argumento”, dizem que ele é muito popular, como se popularidade (questionável) estivesse acima das leis. Um jornal chegou a escrever na chamada: “Sem direito a visitas, Lula estará sozinho ao completar um ano preso”. Era para chorar de peninha do bandido, por acaso?

Lula, porém, vê as chances de sair da prisão cada vez mais distantes. Por duas vezes, o petista esteve muito perto de conseguir a liberdade e, agora, viu o Supremo Tribunal Federal adiar um julgamento que poderia beneficiá-lo. A população faz sua parte, voltando às ruas para protestar contra qualquer possibilidade de o STF aliviar a barra do meliante.

A manutenção de Lula na “cela especial” tem um custo estimado de R$ 300 mil mensais. Mesmo assim, o MPF considera que o preso não pode ser transferido para outro estabelecimento prisional por falta de condições de segurança “física e moral”. Esse argumento dá até para engolir, apesar de o mais certo e justo mesmo ser Lula cumprir pena em prisão comum.

Lula está preso em Curitiba desde o dia 7 de abril do ano passado. Ele cumpre uma pena de 12 anos e um mês de prisão, imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) no caso envolvendo o tríplex no Guarujá. E ainda vem mais condenação por aí, como já ocorreu no caso do sítio de Atibaia. É só o começo…

Como disse o ministro Sergio Moro: “Lula foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção. É preciso executar a pena, simples assim”. Parafraseando Cid Gomes, eu só acrescentaria aos alienados que gritam “Lula Livre” o seguinte: Lula tá preso, panaca! E assim deve permanecer…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]