| Foto:

A boa notícia da prisão de Rogério 157, um dos bandidos mais procurados no país, ficou até ofuscada por conta do debate e da revolta que os selfies tirados pelos policiais com o marginal, como se fosse uma celebridade, produziram nas redes sociais.

CARREGANDO :)

Alguns alegaram que foi a euforia do momento, uma empolgação justificável pela alegria da missão cumprida. Outros acham que tudo é absurdo, e um crime em si mesmo. Sentimentos conflitantes, portanto, tomaram conta da sociedade:

A Polícia Civil não viu com bons olhos o comportamento dos agentes. O delegado Gabriel Ferrando, que comandou as investigações que levaram à prisão do traficante, reprovou a atitude dos policiais. “Não acho certo. Todos os excessos cometidos serão corrigidos na Corregedoria da Polícia Civil”, disse. Na sequência, o próprio delegado fez mea-culpa. “Os policiais estavam numa ‘explosão’, numa comemoração por essa vitória.”

Publicidade

Membros de entidades defensoras dos direitos humanos também se manifestaram em relação aos registros fotográficos. “Por um lado temos que compreender a euforia, a tentativa de ter o trabalho reconhecido –ainda mais diante das atuais condições da polícia do Rio”, diz Ariel de Castro Alves, integrante do Movimento Nacional de Direitos Humanos.

“Por outro lado, isso [tirar fotos com o criminoso detido] é abusivo, não deve acontecer.” Ariel aponta dois problemas no ato, uma “glamorização” do crime. “Um grande traficante tratado como celebridade é um crime por si só, por ser apologia ao crime, e incompatível com a própria atividade policial”, diz, referindo-se ainda ao possível estímulo em jovens excluídos.

O que penso disso tudo? Quando vi a primeira imagem, com quase todos os policiais mais sérios, segurando suas armas, com o bandido no meio igualmente sério, não vi nada demais e entendi que era um momento de felicidade e busca por reconhecimento, num país que costuma demonizar tanto a polícia e enaltecer os marginais. Cheguei a comentar:

Mas depois, quando vi as outras fotos, especialmente aquela em que a policial aparece toda sorridente ao lado de um bandido que também está rindo, fiquei bem incomodado.

Publicidade

Mas após alguma reflexão, cheguei à conclusão de que estamos diante de um fenômeno muito maior e mais abrangente. Não são policiais glamourizando o criminoso, tratado como celebridade; são os próprios policiais buscando seu momento de fama e celebridade.

Vivemos numa era estranha, narcísica, em que todos querem seus 15 minutos de fama. Com a tecnologia disponível, adotamos uma postura voluntária de hiper-exposição, que geraria calafrios nos liberais do passado, preocupados com a privacidade do indivíduo. Não é mais preciso um Big Brother para extrair informações das pessoas; elas fornecem tudo nas redes sociais por conta própria.

Vemos gente tirando selfies em enterros, ou ligando a câmera do celular para filmar agressões públicas, até estupros, em vez de ir ajudar a vítima. A vulgaridade salta aos olhos, a insensibilidade virou a regra, e muitos querem apenas aparecer, ganhar “likes”, ver seus posts viralizarem, serem compartilhados. Até mesmo atentados terroristas poderiam ter essa explicação parcial: o maluco consegue, ali, seu momento de fama! Ele deixa de ser um “Zé Ninguém” para ser alguém importante, mesmo que do mal.

Escrevi um longo texto sobre a série Black Mirror, em especial o episódio que trata dessa obsessão por “curtidas”. Trata-se de uma prisão, mas uma prisão em que o indivíduo entra com os próprios pés e joga fora as chaves.

Publicidade

Se acho errado, então, o que esses policiais fizeram? Certamente. Foi exagerado, “over”, mancha a reputação da instituição e estragou um momento que era para ser só de festa. Mas antes de apontar o dedo para eles, que tal o leitor se olhar no espelho? Quantas vezes deixou o desejo de aparecer falar mais alto do que o bom senso?

Quase nunca publico em minhas redes sociais coisas pessoais. Procuro poupar minha família, meus momentos privados. Mas sei que, em boa parte, o autocontrole vem da necessidade, por ser figura pública. Não posso ser irresponsável e ficar expondo pessoas sem ligação com o meu trabalho, e minhas redes sociais servem para divulgar meu trabalho. Isso impõe uma disciplina em mim. Mas e se eu vivesse no anonimato, sem meus 200 mil seguidores? Será que teria a mesma postura? Ou será que a busca por alguns “likes”, alguma visibilidade, seria irresistível a ponto de eu me exceder às vezes?

Não sei a resposta. Sei que admiro aqueles que quase não postam nada pessoal nas redes. A privacidade é um valor liberal. A exposição excessiva, além de vulgar e brega, é prova de carência e narcisismo. Mas entendo que, em momentos de orgulho e felicidade, seja natural querer expor isso a todos. Se você posta a foto do filho com uma medalha, é complicado criticar tanto assim o policial que quer divulgar o ápice de sua carreira, quando prendeu o bandido mais procurado do país.

Mas isso não o exime de responsabilidade: ele faz parte de uma instituição e precisa seguir o seu decoro, até para preservá-la. Por mais que seja, então, um ato humano, demasiado humano, temos o direito de esperar e exigir mais de quem está lá para fazer as leis serem cumpridas, garantir a ordem. Não pega bem um policial fazendo selfie com bandido preso. Acho que aprenderam a lição…

Rodrigo Constantino

Publicidade