• Carregando...
Colocaram um Joker como guru do governo?
| Foto:

Ele já foi comunista revolucionário, astrólogo, membro de Tarica islâmica, e acabou como guru da "direita" bolsonarista, líder de uma seita fanática que acredita mesmo que o "filósofo" está sempre certo.

Olavo de Carvalho poderia ser apenas um personagem engraçado que desperta certa curiosidade, ou então alguém digno de pena, que cria confusão com tudo e todos, até com a filha, e que nunca aceitou alunos com luz própria, independência, que saísse debaixo de sua saia intelectual.

Não por acaso restaram apenas os bajuladores medíocres ou os oportunistas em torno de sua figura um tanto patética. Se esse personagem merece nossa atenção ainda, isso se deve ao fato de que ninguém menos do que o presidente da República resolveu coloca-lo no papel de Rasputin tupiniquim, enquanto seus filhos idolatram o homem.

Mas de todas as suas características, talvez uma que tenha passado despercebida mereça mais atenção: o niilismo. E se Olavo veio mesmo tocar fogo no circo? E se ele quer apenas se divertir com o poder de manipular grupos de pessoas inseguras, carentes de um "pai"? Essa resposta sobre qual seu real intuito, numa entrevista de 2016, mostra que essa análise pode fazer sentido:

Como seu séquito sempre passa pano, alguns vão dizer que era uma brincadeira, outros que é isso mesmo, que ele veio para destruir o "sistema" podre, como se isso fosse uma grande meta, ainda mais de um suposto conservador.

Diante da influência que ele exerce no governo, não se pode brincar com isso, ainda mais quando sabemos que a narrativa bolsonarista investe pesado mesmo no ataque às instituições republicanas.

Em sua mais recente mensagem no Twitter, Olavo praticamente convoca o "povo" para um golpe, isso depois de afastar inúmeras pessoas do governo com seu radicalismo e queimar os militares do governo:

Juntando as peças do quebra-cabeça, não dá para simplesmente ignorar isso como coisa de um "velho gagá" ou um palhaço. Pode até ser um palhaço, mas é um que foi levado a sério por um monte de gente, e gente que está no poder.

Como na música dos Bee Gees, Olavo pode até ter começado uma grande piada, mas ela fez o mundo todo chorar, não rir, e a grande piada estava era nele mesmo. Mas não tinha a menor graça.

A seita iniciada por Olavo tem consequências concretas nos rumos do país, e na vida desses pobres indivíduos fracos. Conheci e me tornei "amigo" de dois olavetes fanáticos, e minha experiência foi a pior possível: ambos me decepcionaram profundamente, revelando-se canalhas com o tempo. Um deles está inclusive preso.

A influência psicológica exercida por alguém claramente desajustado como Olavo é simplesmente nefasta. Que ele seja uma espécie de guru do presidente é algo temerário, assustador. Conservadores de verdade querem construir pilares sólidos de uma sociedade saudável. Olavo e sua trupe querem usar um bastão verbal para destruir tudo, colocar cada estrutura abaixo. Por mais carcomidas que estejam nossas instituições, essa jamais seria a postura de um legítimo conservador. Basta ler Edmund Burke, o pai do conservadorismo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]