• Carregando...
Conversa de bar
| Foto:

- Cara, você viu só o que aquele careca fez agora?

- Qual foi? O sujeito aprontou mais uma, é?

- Não ficou sabendo? Ele mandou prender um professor lá de Santa Catarina! Um professor!!! E o crime? Convocar para a manifestação de amanhã, considerada um "ato antidemocrático" por essa turma golpista.

- Não é possível, Zé. Professor não tem foro privilegiado. O que o Supremo tem a ver com uma coisa dessas?!

- Sério que você ainda está nessa, João?! Já temos dois jornalistas presos, que a imprensa insiste em chamar de blogueiros bolsonaristas para suavizar a gravidade e não ter de acionar as entidades de classe. Temos um presidente de partido preso. E o parlamentar, não custa lembrar, tem imunidade parlamentar e mesmo assim foi preso também. Isso aqui é Cuba, meu chapa! Acorda!

- Acho que você exagera muito, Zé. O presidente não ajuda, é uma retórica belicosa, quase golpista. Essa turma também tava subindo demais o tom. O sistema precisa reagir, senão a democracia morre. Estava lendo o editorial do Estadão, que fez com a Fundação FHC um debate, e os intelectuais alertaram para o perigo do populismo nacionalista de Bolsonaro. Tem que reagir mesmo, senão poderá ser tarde demais...

- João, deixa de ser idiota! Na boa, não consigo manter a calma com essas boçalidades que você diz. Então para salvar a democracia da terrível ameaça fascista a turma vai... adotar o fascismo?! Vai prender de forma arbitrária, perseguir, criar inquérito ilegal em que ministro é vítima, procurador, investigador, juiz, júri, tudo ao mesmo tempo? Vai calar donas de casa por críticas, sob o pretexto de espalhar Fake News? Em que planeta você vive, porra?! Os caras estão criando um estado policialesco na luz do dia e você aí fantasiando sobre ameaça golpista do presidente eleito com quase 58 milhões de votos, que tem jogado dentro das quatro linhas da Constituição, e que mal consegue governar por conta do ativismo judicial desse STF! Acorda, João!

- Não é que os fins justifiquem os meios, mas olha o nível de negacionismo desses bolsonaristas nessa pandemia...

- Ah não, cara, sério! Você vai apelar dessa forma patética? Vai aderir a esses rótulos imbecis criados por impostores como aquele governador de calça justa, o lobista da ditadura chinesa?! Se for por esse caminho ridículo melhor mudar de assunto. Vamos falar de futebol, de religião, sei lá. Negacionista é foda! Usou essa expressão já sei se tratar de um embusteiro. O que está acontecendo com você, João?! Você tinha ideais, queria fazer a coisa de forma diferente, criar algo novo...

- Bolsonaro precisa de um impeachment, é a única forma de resgatar nossa democracia e...

- Porra, lá vem você de novo com essa coisa de impeachment! Todo debate você cai nessa mesma ladainha. Parece obsessão! Sua mulher sabe que você pensa tanto assim num homem só?! Dorme e acorda falando dele? Olha lá, hein! Você sempre teve esse jeito meio educadinho demais, tem gente que pode desconfiar...

- Mas é porque Bolsonaro realmente é terrível, e só não enxerga isso o gado dele. São quase seiscentas mil mortes de Covid e...

- Chega, João! Você não está no Twitter ou numa entrevista. Sou eu, caralho, o Zé, seu amigo de longa data. Te conheço! Sei que você é inteligente o suficiente para saber que essas mortes não são culpa do presidente, que basta olhar para a Argentina ao lado para perceber o óbvio. Agora virou despachante do Renan Calheiros, cacete?! É cabo eleitoral do Lula?! Que coisa! O que aconteceu com você?! Está irreconhecível. Que decepção!!!

- Mas Zé, tudo vai ser melhor se o homem sair. Precisamos de mais tranquilidade para os mercados e...

- Sempre esqueço que você só pensa nisso, e dane-se o povo! Como fica a cidadania num país sem qualquer resquício de império das leis?! Para seu "nobre fim" você parece mesmo disposto a utilizar quaisquer meios! Você passa pano até para essa mídia lixo que temos! Sem falar do STF, daquele careca safado, um tucano militante autoritário.

Nisso dois homens se aproximaram da dupla e se apresentaram. Eram seguranças do careca. Levaram o elemento para a delegacia. Um inquérito foi aberto contra o Zé. João não conseguiu esconder um esboço de sorriso que brotou em sua face. Era um amigo de infância sim, e ele sabia se tratar de um homem decente, trabalhador honesto. Mas pelo amor de Deus! Um bolsonarista!!! Onde esse país vai parar assim?!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]