• Carregando...
Lançamento do meu curso online sobre a Escola Austríaca
| Foto:

Durante minha graduação em economia na PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), confesso não me lembrar de ter escutado qualquer menção aos principais nomes da “Escola Austríaca”. Tive alguns bons professores, sem dúvida. Mas nenhum deles citou Mises ou Hayek hora alguma. O curso estava impregnado de keynesianismo, e uma visão alternativa simplesmente não estava disponível para reflexões e debates.

Foi no trabalho que escutei falar em Mises e Hayek pela primeira vez. E, curiosamente, de um economista com doutorado pela Universidade de Chicago. Meu então chefe, Paulo Guedes, nutria profundo respeito pelo pensamento da “Escola Austríaca”, e recomendou-me a leitura de seus clássicos. Quando comecei, não consegui mais parar. A lógica econômica, os sólidos argumentos, os acertos de tantas previsões, tudo foi derrubando várias falácias tão disseminadas pelos professores keynesianos ou marxistas. Eu já era um liberal, mas encontrei nos livros dos “austríacos” os mais embasados argumentos econômicos na defesa da liberdade individual.

Um dos primeiros que li foi The Constitution of Liberty, de Hayek. A leitura desse livro é como um banho de luz que intensifica nossas ideias. Em seguida, comecei a ler outros livros do próprio Hayek e também de Mises, Rothbard e demais nomes importantes da “Escola Austríaca”.

Os principais pilares da “Escola Austríaca” foram detalhados ao longo do meu livro Economia do Indivíduo, que utilizei como base para este curso online que agora lanço. O objetivo é tentar compartilhar com o aluno a sabedoria dos “austríacos”, suas principais lições – tudo por meio do meu próprio filtro, naturalmente. O curso serve de introdução aos pensamentos da “Escola Austríaca”, tão ignorada nos debates econômicos desse país.

Segue a cronologia das aulas:

Aula 1
Origens: a Escola de Salamanca
O valor de Menger e a revolução marginalista
A teoria de exploração: uma refutação de Bohm-Bawerk

Aula 2
A praxeologia de Mises
As sete lições
A mentalidade anticapitalista
A falácia do polilogismo
Os defensores da política inflacionária

Aula 3
A liberdade segundo Hayek
Igualdade, valor e mérito
O caminho da servidão
A arrogância fatal e o abuso da razão

Aula 4
Liberalismo e conservadorismo
Esquerda e direita
Liberalismo e religião

Aula 5
Democracia: um deus que falhou?
O culto à democracia
Democracia e seus limites
Imigração e democracia
Mises: um liberal democrata?

Aula 6
Moedas concorrentes
Padrão ouro: ainda viável?

Aula 7
A estrutura do capital
Prosperidade ilusória
Empreendedorismo segundo Kirzner

Aula 8
Rothbard: o radical libertário
A lei natural
Crusoé e o conceito de coerção
A origem do Fed

Aula 9
Teoria Austríaca de Ciclos Econômicos (TACE)
O primeiro pânico americano
A função dos especuladores
A crise de 2008 pela lente austríaca

Aula 10
Viena e Chicago: uma ponte possível?

São horas e horas de informação e conhecimento mastigado, resumido, e certamente você terminará o curso entendendo bastante sobre o legado e a importância da Escola Austríaca. Para mais informações e a compra do produto, basta entrar nesse link e seguir os passos. Obrigado e mãos à obra!

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]