• Carregando...
Ditadura chinesa tenta intimidar brasileiros
| Foto:

Quando toda essa onda pandêmica passar, o mundo terá de reavaliar sua relação com a China. O custo imposto pelo coronavírus, que virou pandemia por omissão do regime, expôs que os benefícios de um custo de manufatura mais baixo ou clientela para commodities podem não compensar.

Cada vez mais gente sai da toca e acusa o regime pelo fato de o mundo todo estar de joelhos, e ter perdas trilionárias na economia, além das mortes. Alguns acham que a China terá de indenizar os demais países. Outros pensam em tarifas impostas. Os relacionamentos dificilmente serão iguais.

Mas, no Brasil, temos a maioria dos jornalistas falando apenas em "pragmatismo" e lembrando que a China é nosso maior parceiro comercial. Nada mais divertido do que ver a esquerda brasileira se encantar com a globalização e, em nome do pragmatismo comercial e materialista, defender que devemos ficar caladinhos diante da intimidação da ditadura chinesa...

Sim, pois a intimidação é escancarada, e nossa mídia se coloca ao lado da ditadura comunista, para atacar Bolsonaro. Numa thread postada pela Embaixada chinesa no Brasil, a ameaça toma contornos explícitos:

A OMS é um braço do regime chinês! Tucker Carlson mostrou na Fox News como o diretor canadense da instituição se recusou a responder sobre Taiwan. É uma das coisas mais constrangedoras já vistas:

O vírus é chinês sim, e a OMS foi cúmplice, ao tomar como verdade os dados oficiais da ditadura. Vamos lembrar que a OMS recomendava que não era necessário usar máscaras no começo, demorou a constatar a pandemia, e disse que a situação estava sob controle em Wuhan. Como confiar na OMS, cujo diretor-geral é um marxista acusado de ocultar epidemias em seu país de origem?

No mais, é preciso rechaçar com firmeza a tentativa de intimidação por parte da China. No Brasil temos liberdade de expressão, ao contrário do que ocorre no país asiático. A intimidação não funciona, e nem todos estão à venda. As acusações não são infundadas: a opacidade e a perseguição a médicos e jornalistas pela ditadura criaram a pandemia. E vamos continuar apontando para isso...

O regime opressor chinês está cheio de aliados na imprensa brasileira, seja por covardia, seja por interesses, seja por ideologia. O antiamericanismo sempre foi enorme, e os mesmos que puxam da cartola o relacionamento comercial para pedir silêncio não hesitariam em detonar Trump.

Mas é o presidente americano quem representa o líder do mundo livre. Se vamos entrar numa espécie de segunda Guerra Fria, é fundamental ter clareza moral, saber quem representa, de fato, os valores tão caros ao Ocidente, de liberdade, democracia e império das leis. Não faltaram torcedores do lado soviético na primeira Guerra Fria.

O mundo precisa de uma América forte e liderando o Ocidente livre. Os que torcem pelo vírus chinês vão perder. Os que torcem pela China vão perder. O presidente Trump, adotando um estilo enigmático típico de um "mestre dos magos", manda seu recado:

Infelizmente há muito "formador de opinião" que, no fundo, despreza Trump e morre de amores pelo modelo chinês. Mas eles também serão desmascarados e derrotados...

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]