i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Rodrigo Constantino

Foto de perfil de Rodrigo Constantino
Ver perfil

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Existem sim salvadores da pátria

  • PorRoberto Rachewsky
  • 05/03/2020 08:24
Existem sim salvadores da pátria
| Foto:

Por Roberto Rachewsky, publicado pelo Instituto Liberal

Existem sim salvadores da pátria.

No Brasil tem dois: Sérgio Moro e Roberto Jefferson.

O primeiro salvou a pátria fazendo o que se esperava que fizesse no caso do Petrolão. O segundo fazendo o que ninguém esperava que fizesse no caso do Mensalão.

Essa balela de que não há salvadores da pátria é retórica fraca.

Winston Churchill, Margaret Thatcher foram salvadores da pátria quando a Grã Bretanha enfrentava tempos difíceis, apenas para dar outros dois exemplos.

Bolsonaro acabou assumindo o papel de salvador da pátria ao derrotar os petistas e aceitar incrivelmente que liberais assumissem a gestão do Ministério da Economia.

Até o João Dionisio Amoêdo, que refuta essa ideia, deveria se considerar um salvador da pátria ao criar e investir num partido político que terá enorme influência na construção do futuro do Brasil.

Agora, assim como há os salvadores da pátria, há os afundadores da pátria. O número destes é tão grande que nem vale a pena citar.

Mas, para colocar em perspectiva, podemos comparar duas situações históricas.

Adolf Hitler, o “salvador da pátria” teutônica, acabou afundando a Alemanha e a Europa com seu delírio megalomaníaco e louco. Por outro lado, Ludwig Erhard salvou a Alemanha com suas políticas públicas que, em menos de duas décadas, com a ajuda dos EUA, colocaram a Alemanha entre as nações mais ricas do mundo.

Hirohito, o “salvador da pátria” nipônica, transformou o Japão no império do sol, formando um vasto contigente de sádicos altruístas que infernizaram a vida de milhões de chineses e outros povos asiáticos para acabar afundado sob duas bombas nucleares. Em compensação, o General Douglas MacArthur, que impôs ao imperador a rendição incondicional, salvou os japoneses deles próprios ao devolver-lhes autoestima e uma Constituição que propiciou o ambiente necessário para tornar o Japão a segunda potência econômica durante a segunda metade do século XX.

Salvadores da pátria existem, podendo ser notórios ou anônimos. São heróis com iniciativa, coragem e boas ideias. Instituições boas precisam de heróis e heróis são salvadores da pátria.

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • T

    Tiago Pontual Waked

    ± 6 horas

    Excelentes pontos de reflexão!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso