Blog / 

Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Blog da Veja

Avanços feministas na Arábia Saudita?

Fonte: CNN

Confesso não ficar muito comovido com protestos feministas no Ocidente, daquelas moças com os peitos de fora jogando água em cardeais ou invadindo desfiles de moda. Acho tudo muito cômodo. Também sou da opinião de que feminismo, quase sempre, é pretexto para mulheres que, no fundo, odeiam homens acima de tudo.

Dito isso, posso respeitar movimentos feministas verdadeiros e corajosos, como aqueles que tentam, vejam só!, obter progressos legítimos em países como a Arábia Saudita. Desafiar o machismo retrógrado dos fanáticos islâmicos, isso sim é algo que demanda “culhão”, ainda que simbolicamente falando.

Pois é que o tem feito essa blogueira, que vem desafiando a lei que impede mulheres de dirigir no país. Foi presa por esse terrível crime, que é uma mulher atrás do volante. Mas insiste e tem esperança de que a coisa vá mudar um dia. Desejo sucesso a ela nessa ousada e perigosa missão.

Infelizmente, ela não vai encontrar muito apoio na esquerda ocidental. É que as bandeiras de minorias vitimizadas entram em curto circuito, e ficam sem saber se defendem o ponto de vista da “minoria” feminina por lá, ou o próprio Islã, para confrontar o cristianismo ocidental.

Afinal, é politicamente incorreto constatar que certas culturas avançaram mais que outras. São “apenas diferentes”, cada uma a sua maneira. Quem somos nós para dizer que é atrasada e inferior uma cultura que nem mesmo reconhece o direito básico de igualdade dos sexos no trânsito, não é mesmo?

8 recomendações para você

Sobre / 

Rodrigo Constantino

Economista pela PUC com MBA de Finanças pelo IBMEC, trabalhou por vários anos no mercado financeiro. É autor de vários livros, entre eles o best-seller “Esquerda Caviar” e a coletânea “Contra a maré vermelha”. Contribuiu para veículos como Veja.com, jornal O Globo e Gazeta do Povo. Preside o Conselho Deliberativo do Instituto Liberal.

Loading Facebook Comments ...

Saiba Mais

Arquivos