• Carregando...
Comida-fantasma: mais um escândalo envolvendo o PT
| Foto:

Como já disse aqui, é realmente impossível manter na memória todos os escândalos envolvendo o PT. Como já foi dito, acho que por Reinaldo Azevedo, é uma enxadada, uma minhoca. Impressionante. Dessa vez foi com o Fome Zero, que já foi a grande bandeira social do governo Lula, mas um total fracasso de resultados.

O diretor de Política Agrícola da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o petista Sílvio Porto, foi chamado para prestar depoimento na manhã desta terça-feira na Superintendência da Polícia Federal em Brasília sobre supostas fraudes no Programa Aquisição de Alimentos, projeto derivado do Fome Zero. O diretor foi indiciado por estelionato, peculato, formação de quadrilha e prevaricação. No depoimento ele deixou várias perguntas sem respostas.

A PF investiga desvios de recursos do programa Fome Zero que teriam sido feitos por funcionários da Companhia Nacional de Abastecimento no Paraná (Conab-PR) e de associações de produtores rurais. As investigações mostraram que alimentos pagos não eram entregues à Conab para serem repassados a escolas e hospitais. Os recursos desviados são do Programa de Aquisição de Alimentos e as irregularidades ocorriam pelo menos desde 2009, segundo a Polícia Federal. O valor total dos desvios ainda está sendo apurado.

O programa “Fome Zero” tem um longo histórico de desvios. Há mais de uma década denúncias atingem os dirigentes do órgão. Será que o ex-presidente Lula vai acusar agora os loiros de olhos azuis pelos problemas?

A esquerda é assim: cria programas que parecem nobres nas intenções, mas que apresentam resultados indesejados. A questão da fome foi resolvida nos países capitalistas sem intervenção estatal. O próprio mercado, com base no lucro, foi capaz de produzir alimento suficiente para todas as bocas e gostos.

Quando governos foram cuidar da alimentação do povo, tivemos milhões de mortes por inanição. Foi o caso na União Soviética e na China. As calorias consumidas em Cuba também são baixas.

O livre mercado, com seu mecanismo de preços livremente formados, permite que os produtores utilizem cálculos racionais sobre a demanda e a oferta disponíveis para cada produto, tentando assim satisfazer da melhor forma possível os desejos e necessidades dos consumidores.

A esquerda, ao buscar esse monopólio de fins, cria infinitas dicotomias falsas, enganando o mais leigo ou desatento. Este, sem conhecimento econômico adequado, passa a acreditar que a busca por lucro é inimiga da alimentação dos mais pobres. Nada poderia ser mais falso que isso! É justamente a busca incessante pelo lucro que garante a comida de todos.

A comida não vem da benevolência do açougueiro, como Adam Smith já havia notado em 1776. Vem da busca de seus próprios interesses, do lucro, aquilo que os esquerdistas condenam, por ignorância ou hipocrisia.

Concentrar poder no governo para resolver o problema da fome é pedir para ter escândalos de corrupção e desvio como este. O “Fome Zero” acaba, na prática, sendo o “Fome Insaciável” dos burocratas e políticos com o poder nas mãos. E a comida-fantasma para aqueles que supostamente seriam beneficiados pelo programa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]