| Foto:

Deu na Folha:

CARREGANDO :)

Onze computadores do governo federal foram usados para alterar páginas da Wikipédia, enciclopédia on-line cujos textos podem ser editados livremente, como as do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT), do Movimento Passe Livre e do ex-governador José Serra (PSDB-SP).

Levantamento da Folha com os endereços de IP registrados em nome do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e da Presidência da República mostra que artigos sofreram mudanças tanto para a inclusão de elogios e a retirada de críticas como para o inverso.

Publicidade

As edições, feitas entre 2008 e 2014, acabaram desfeitas por outros usuários, por infringirem regras de uso.

IPs são como uma “impressão digital” na internet, o que permite identificar ao menos a organização responsável pelo acesso. A Wikipédia registra todos os endereços do tipo que fazem alterações.

O caso mais relevante de edição ocorreu em dezembro de 2013, quando uma conexão de internet da Presidência foi usada para retirar trecho sobre suspeitas de corrupção na Funasa (Fundação Nacional da Saúde) quando Alexandre Padilha era diretor do órgão, e incluir elogio ao programa Mais Médicos.

E alguém ainda fica surpreso? O PT é o partido que mais confunde, deliberadamente, estado, governo e partido. Para os petistas, tudo deve estar a serviço do partido. Usar a máquina estatal para adulterar informações na Wikipedia é algo que “sai na urina” para essa gente, sem o menor constrangimento.

Isso é indício de como o PT dá importância às redes sociais e à internet. O PT tem um bunker virtual e vários blogueiros a soldo do partido, prontos para espalhar mentiras pela internet. Todos sabem disso e sabem também quais são os sites “chapa-branca”.

Publicidade

Agora, partir de dentro do Planalto os ataques de desinformação, isso já é demais da conta! Quem cuida da estratégia de marketing do PT? Goebbels?

Rodrigo Constantino