| Foto:

“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo…”
―Abraham Lincoln

CARREGANDO :)

Talvez a principal bandeira econômica do governo Dilma tenha sido a redução na taxa de juros. A presidente comprou pessoalmente essa briga, o Banco Central não teve autonomia operacional, e os bancos foram alvos de duros ataques do governo. Os juros cairiam de qualquer maneira, era questão de honra para a presidente. Em 2012, ela chegou a declarar:

“Estamos caminhando para taxas maiores de crescimento, então, os juros também vão refletir cada vez mais essa realidade de maturação. Eu já disse que não entendo os fundamentos técnicos de certo nível de spread.”

Publicidade

Ao ser perguntada se a redução de juros promovida por bancos públicos e privados era suficiente, a presidente respondeu: “será um processo de amadurecimento do país, que vai nos encaminhar progressivamente para termos juros mais condizentes com nossa realidade porque não somos um país qualquer.”

De fato, não somos um país qualquer. Somos um país cujo governo pensou ser possível reduzir a taxa de juros, ou seja, o custo do capital, por decreto. Ocorre que as leis econômicas não funcionam assim. O governo pode até determinar preços importantes com sua caneta mágica, mas isso tem consequências não intencionais, efeitos não desejados.

No caso do custo do capital, quando ele é artificialmente jogado para baixo, isso distorce a alocação de recursos e altera a decisão dos consumidores. Sem o devido lastro na poupança, faltará oferta maior do lado dos produtores, e isso levará a mais inflação.

À época, quando boa parte da imprensa celebrava a “coragem” da presidente de enfrentar os bancos e reduzir os juros, escrevi alguns artigos alertando que isso teria um resultado ruim à frente. Em um deles, em 2012, condenei essa “cruzada contra os juros”, antecipando um cenário bastante complicado quando o quadro externo mudasse:

Publicidade