| Foto:

A manutenção das taxas de juros baixas pelos bancos centrais dos países desenvolvidos por um período prolongado pode causar bolhas e provocar a má alocação dos recursos na economia, segundo Jan Lambregts, diretor e chefe global de pesquisa de mercados financeiros do Rabobank.

CARREGANDO :)

Em entrevista ao Valor, o executivo britânico afirmou que os bancos centrais dos países desenvolvidos estão sofrendo pressão política e perdendo independência. “Isso me deixa preocupado, porque no passado a política monetária foi desastrosa nos países em que os bancos centrais não eram independentes”, disse o economista, que é responsável pela equipe global de analistas e estrategistas de macroeconomia, câmbio, crédito, renda fixa, e commodities do banco holandês.

[…]

Publicidade

Acredito que, secretamente, muitos desses governos gostariam de ter mais inflação porque possuem dívidas altas. Em termos reais, a dívida é reduzida pela inflação mais alta. Políticas pró-inflacionárias estão sendo empregadas hoje para reduzir a dívida dos governos.