• Carregando...
Uma charge que mostra a verdade venezuelana
| Foto:

Uma imagem pode valer mil palavras. Recebi de um leitor uma dessas imagens. É uma charge que ilustra muito bem o que se passa na “democracia” venezuelana. A tentativa que governos autoritários fazem de manter as aparências é, como diria La Rochefoucauld, a homenagem que o vício presta à virtude. Eles sabem o que é desejável, o que é democracia, aquilo que não valorizam na prática. Eis a imagem:

image

Em A Revolta de Atlas, obra-prima de Ayn Rand, há uma cena em que uma autoridade do governo autoritário tenta simular, em evento público, sua tolerância, ao colocar John Galt, o maior ícone da dissidência oposicionista, ao seu lado na mesa, sob a mira de uma arma escondida. Galt, entretanto, revela a farsa toda ao expor a arma de seu algoz, mesmo sabendo das consequências de seu ato corajoso e heróico.

Que os venezuelanos que lutam por liberdade tenham a coragem de um John Galt, pois o mundo precisa ver o simulacro de democracia que existe na Venezuela bolivariana. Quanto mais gente se mostrar disposta a enfrentar a tirania de Maduro, mais seu governo terá de expor sua verdadeira face ditatorial. E isso é fundamental para a perda de legitimidade do governo perante aqueles mais ingênuos ou cegos porque comprados pelas esmolas estatais.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]