• Carregando...
Não existe almoço grátis: isolamento efetivo só de vários meses!
| Foto:

Um amigo meu de infância, meu xará, enviou-me esse desabafo e autorizou a publicação, pois está um tanto preocupado com o grau de desinformação que circula por aí, especialmente de quem repete que se trata de um isolamento de "apenas 15 dias" para achatar a curva. Balela! Estão enganando o povo. Leiam e reflitam:

Não existe almoço grátis. Frase antiga, que remete ao início do século passado. Bares e Saloons davam "grátis" um prato de comida e compensavam cobrando mais pela bebida. Foi popularizada posteriormente por Milton Friedman no título de um de seus livros.

Parece que a maioria das pessoas ainda não entendeu os efeitos do coronavírus e as medidas de restrição (lockdown). A mídia e as redes sociais divulgam manchetes sensacionalistas baseadas em frases de efeito da OMS e dos médicos. E antes de divulgar/repostar/comentar, não se aprofundam no assunto.

Você sabia que uma vacina para o Coronavirus vai demorar ainda mais de um ano? Que todas as medidas de restrição não são para impedir que você tenha o vírus, e sim adiar o contágio pois o sistema de saúde público não daria conta de um pico muito grande? E o que isso significa?

QUE VOCÊ QUE ESTÁ TOMANDO TODOS OS CUIDADOS VAI TER CORONAVIRUS! SEUS PAIS PROVAVELMENTE VÃO TER CORONAVIRUS! QUASE TODO MUNDO VAI TER CORONAVIRUS.

Se você não tem plano de saúde particular (maioria da população), este é um grave problema sim, mas se você tem e pode ir à rede privada, o melhor seria pegar logo e “aproveitar para ser tratado” (caso tenha sintomas graves, pois a grande maioria não tem) o mais rápido possível.

Agora os hospitais particulares não estão cheios (em breve estarão lotados). Imagine, agora, passadas mais duas semanas, que o governo, após a falência total dos hospitais públicos, resolva “requisitar” os hospitais privados para que atendam a todos?

Você, com seu plano privado top, vai ter aquele atendimento nível SUS que costumava ver chocado na TV. Somos seres humanos e, infelizmente, a grande maioria (sim, eu sei que você é um ser altruísta e que faz parte da minoria, ok?) em crises adota a máxima popular: farinha pouca, meu pirão primeiro. Apenas não se deram conta ainda que a farinha que existe em breve estará escassa ou nem existirá.

Mas agora vamos ao principal, e que é o que a maioria da população NÃO SABE MESMO, pois não tem paciência de ler os artigos extensos e que não está sendo divulgado pelas mídias sensacionalistas: qual o tempo de confinamento que a OMS acha ser necessário de LOCKDOWN TOTAL (com base em países Europeus, que tem um SUS muito melhor que o nosso) “PARA ACHATAR A CURVA” (que é o que todo mundo que o defende regurgita sem parar) para que o sistema de saúde de país (europeu!) não entre em colapso? 1 mês ? 2 ou 3 meses ? 4 meses? TODOS ERRADOS! SÃO MAIS DE 8 MESES DE LOCKDOWN TOTAL. No mínimo 250 dias!

Portanto, para que esta medida de lockdown total seja efetiva, tenha sucesso, e evite o número de mortes que a mídia divulga em manchetes, tem que ser uns 9 meses de lockdown total (ontem estava na capa do Globo.com: Medidas restritivas podem salvar ATÉ 1 milhão de pessoas. Só que são 9 meses de lockdown total versus não ter feito NADA desde o início para se chegar nesta diferença).

Aí vem os políticos oportunistas querendo DAR DINHEIRO para quase TODO MUNDO, principalmente a população mais carente e, com isso, sair como heróis! O problema é que eles estão seguindo o mantra da esquerda caviar: caridade com o dinheiro dos outros. Nos Estados Unidos serão mais de 2 trilhões de dólares, no Brasil, quase 1 trilhão de reais. Só que a maioria deste dinheiro é via crédito (empréstimo), ou seja, esta conta vai vir depois diretamente para quem pegar esse dinheiro. Se você não falir agora, vai falir em breve, tendo que lucrar muito mais para bancar todos seus custos, a carga tributária que com certeza será maior (vide abaixo), e a crise que se seguirá quando a demanda diminuir substancialmente (já que a maioria estará sem receber salários e as empresas falidas).

NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS. Alguém vai pagar esta conta no futuro. Além do dinheiro dos empréstimos, o Governo também está “DANDO” dinheiro para a população mais carente e aumentando e ampliando o seguro-desemprego. Alguém viu alguma medida (que já tenha sido efetivada) de corte de salário ou benesses dos políticos ou da aplicação do famoso fundo partidário na saúde? Não, eles (Rodrigo Maia na verdade) falam que é possível, mas, na prática, cadê? 

Esta “conta” do dinheiro dado vai para quem? Você ainda acha que existe o almoço grátis? Vai vir para você num futuro breve, muito breve. Vamos ter um aumento substancial de impostos e degradação total dos serviços públicos (e você achando que isso não era possível). Afinal, os políticos não vão diminuir seus salários, e com menos arrecadação (falência e desemprego), vão ter que tirar da saúde, educação e segurança.

E por QUANTO TEMPO o governo pode DAR O DINHEIRO GRÁTIS? Esta conta dos trilhões não foi para 8 meses, foi para 2 ou 3 meses. Daqui a 3 meses faz o que? VAMOS DAR MAIS DINHEIRO GRÁTIS? Se liberar o lockdown, voltamos exatamente aonde estamos hoje.

Não vai mudar NADA. Apenas adiamos o inevitável. Ficou todo mundo “ferrado”, desempregado e falido a troco de nada. O pico vai vir do mesmo jeito.
Está se FALINDO um país, transformando o Brasil numa espécie de Venezuela. E infelizmente não teremos mais para onde fugir. Seu dinheiro, suas economias, tudo vai virar pó, inflação nas alturas. 
Ainda mais se o Governo resolver emitir mais papel moeda como "solução" para DAR MAIS DINHEIRO GRÁTIS, nas levas seguintes.

Esta falência geral devido ao lockdown total será devastadora e vai causar muito mais mortes direta e indiretamente que a própria pandemia. A MEU VER, SÓ EXISTEM DUAS SOLUÇÕES:

- LOCKDOWN VERTICAL para quem foi identificado com Coronavirus (15 dias), para idosos, e pessoas com doenças crônicas (8 meses ou até ultrapassar os 60% da população infectada, a chamada imunidade do rebanho). O resto: ao trabalho! Idosos que moram em quartos comunitários, como favelas, tem que ser isolados como propôs um governante do Rio: em navios de cruzeiro adaptados, ou hotéis adaptados. Também poderia continuar proibindo por mais algum tempo Cinemas, Teatros, Shows e aglomerações. Concentrar todos os esforços para produção de exames de detecção (tem que ser barateados e produzidos em massa) e respiradores artificiais.

- APOSTAR QUE TEREMOS UMA CURA! Manter o LOCKDOWN TOTAL. Vacina ainda irá demorar muito pois necessita de testes por longos períodos, já que vai ser aplicada em toda a população. Mas muitos países já estão testando medicamentos e substâncias para os casos graves (pessoas que necessitam internação) em que se minimizam as consequências mais graves e prevenine a morte da maioria. O problema é que esta cura PODE estar próxima, OU NÃO. A pergunta que deveríamos estar fazendo é: POR QUANTO TEMPO DEVEMOS ESPERAR? Esta "aposta" tem que ter um limite. O famoso: a cura não pode ser mais grave que a doença. Os ditos “especialistas” deveriam estar fazendo as contas do breakeven desta aposta.

Eu, particularmente (com os dados atuais), sou favorável a primeira solução. Infelizmente vivemos em um país de terceiro mundo. Se o Brasil fosse um país desenvolvido acho que poderíamos apostar POR POUCO TEMPO na segunda solução. Não é o caso.

PS: Vejam como a sinceridade aparece, mas costuma passar despercebida pela maioria, especialmente aquela turma do "lacre" nas redes sociais, que acha que isolamento é ficar duas semanas tomando vinho e compartilhando com os amigos da patota quais séries da Netflix cada um está vendo num diário da quarentena:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]