• Carregando...
O Brasil precisa de mais Adam Smith
| Foto:

Por Alex Pipkin, publicado pelo Instituto Liberal

Se eu estivesse em algum cargo envolvido com gestão pública na educação, uma de minhas primeiras providências seria distribuir nas escolas e nas universidades públicas as duas seminais obras do maior filósofo e economista de todos os tempos: Sir Adam Smith.

Explico. Em Teoria dos Sentimentos Morais (1759), Smith detalha o princípio da simpatia “mediada”, que, por meio de nossa imaginação e de nosso outro eu interior – nosso espectador imparcial – nos permite visualizar imaginativamente e nos colocar na posição dos outros, “sentindo” suas tristezas e/ou alegrias, tecendo julgamentos.

Assim, ajustamos nossas escolhas e comportamentos morais por meio da razão, aquela que possibilita uma vida harmônica em sociedade. Na verdade, esse é um esforço permanente que deve ser realizado pelos indivíduos.

Objetivamente, há uma preocupação – de certa forma inata – do ser humano com o outro. Temos o direito à liberdade com a responsabilidade e contrapartida do dever de não oprimir o outro. Preservamos nossas liberdades por meio da gestão de justiça, individual e – deveríamos ter – do Leviatã.

Somos seres sociais, relacionamo-nos e colaboramos com os outros de forma voluntária, cada um devendo se preocupar consigo próprio e, ao mesmo tempo, pensando e atuando na direção do bem comum. O surgimento da Covid-19, de certa forma, evidenciou a capacidade de auto-organização popular voluntária no país, no sentido de atender a algumas necessidades básicas dos descamisados. Nos EUA, essas atitudes e comportamentos são marcas do excepcionalíssimo norte-americano.

Os brasileiros, acho eu, acreditam e praticam essa lógica da consideração pelas outras pessoas, do conjunto de princípios morais fundamentados nos sentimentos e nas percepções morais virtuosas. Essa preocupação não é monopólio de uma ideologia política “de esquerda”! Na verdade, estamos vendo que, no país, a chave da política identitária raivosa e intolerante por seus “direitos”, excluindo e rechaçando a liberdade individual dos outros, girou, ou seja, a temperatura e o desejo da sociedade brasileira está “refocada” no interesse de todos os brasileiros e não exclusivamente de grupos específicos.

O povo brasileiro quer conviver em harmonia, acreditando nas tradições e na moralidade judaico-cristã. Parece-me que a grande maioria quer viver a realidade pragmática, não mais na ilusória imaginação de um paraíso – utópico – desejado.

Muitas empresas parecem ainda não compreender que a rota dos comportamentos se alterou, ou seja, as pessoas desejam que seus valores fundacionais sejam respeitados de fato. A liberdade que os cidadãos parecem perseguir é a do télos grego, a do autocontrole, muito distinta da “liberdade” entendida hoje por alguns.

Por outro lado, é vital que os jovens brasileiros tenham contato e aprofundamento da compreensão dos princípios virtuosos da criação de riqueza, que faz com que um país se desenvolva econômica e socialmente. Na obra A Riqueza das Nações (1776), Smith nos ensina que todos somos dotados de livre-arbítrio para buscarmos nossos próprios propósitos de vida, de acordo com os respectivos planos individuais. São os próprios cidadãos os responsáveis por suas escolhas – e estas importam e precisam ser garantidas e respeitadas.

Nos relacionamentos voluntários que estabelecemos com os outros nos mercados livres, preocupamo-nos com nossos objetivos, sem que tenhamos diretamente a intenção de promover o interesse público; porém, uma “mão invisível” faz com que simultaneamente estejamos promovendo o interesse comum de toda uma comunidade.

Smith enfatiza a crucial necessidade das liberdades individuais e econômicas como mola mestra para o alcance da prosperidade nacional. Para ele, a riqueza é criada pelos empreendedores nos mercados livres, sem interferências estatais contraproducentes e abusivas (exceto em casos pontuais), seja tanto por monopólios estatais como também pelos privados, que acabam por distorcer as transações e os relacionamentos determinados pelas naturais leis de mercado.

O brasileiro em geral parece ainda estar preso ao sentimento – e desejo em alguns casos – do poderoso e “salvador” provedor Estado corporativo e paternalista. A cultura da dependência econômica do Grande Estado benfeitor tolhe sua capacidade, seu estímulo e incentivo para empreender e sua liberdade para batalhar e andar com suas próprias pernas, de acordo com seus próprios planos de vida, além de fomentar uma nociva cultura da vitimização.

O Estado deveria mesmo assegurar o direito às liberdades individuais – e econômicas -, preservar nossas vidas e financiar e prover bens públicos com qualidade. Seu papel precípuo é o da garantia das liberdades, da justiça e da lei igual perante a todos e a busca de uma igualdade de oportunidades – não de resultados.

Enfim, infiro que Smith acenda a luz para o fato de que não somente as elites de castas políticas e sociais tenham seu livre-arbítrio assegurado, mas que todos os indivíduos possam ter igualdade de oportunidades para buscar, por seus próprios esforços e objetivos, as suas próprias formas de felicidade!

Basta de acreditar na falácia da retidão de burocratas estatais e suas benevolentes e bem-intencionadas iniciativas; o povo precisa definitivamente de resultados, melhores e para todos! De boas intenções o Inferno já está lotado.

Chega de benesses para castas dominantes e privilegiadas, e o pão e o circo, as migalhas factualmente, para os comuns! Não tenho nenhuma brecha de dúvida de que o conhecimento das melhores e comprovadas práticas do caminho para a prosperidade reverberariam num país mais justo, econômica e socialmente mais desenvolvido e rico.

Pois é, nesse Brasil da ditadura do pensamento esquerdizante em nossas escolas e universidades, precisamos muito mais de Smith, e muito menos do famigerado, obsoleto e revolucionário Marx! Quem sabe a ideia cola, não é?!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]