i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Rodrigo Constantino

Foto de perfil de Rodrigo Constantino
Ver perfil

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Pior que a pandemia são os discursos sobre ela

  • PorPedro Henrique Alves
  • 28/12/2020 13:23
Pior que a pandemia são os discursos sobre ela
| Foto:

Por Pedro Henrique Alves, publicado pelo Instituto Liberal

Fui formado tardiamente numa escola filosófica chamada “ceticismo filosófico” ― ainda que efetivamente meu diploma tenha saído de uma instituição católica; paradoxal, não? Isso significa que eu aprendi e assimilei que a prudência e o tempo são os melhores professores, que geralmente uma verdade não vem tal como um achocolatado, pronto para misturar e tomar. Duvidar e perguntar são, para mim, o início mesmo de qualquer conhecimento seguro e duradouro; até a mais fulcral das verdades nasce antes de uma dúvida profunda e uma solução demorada. Tal como não é possível fazer uma estrela em uma noite, não é provável que uma certeza fique pronta em 9 meses. Por tudo isso, ser cético ante as imposições políticas é uma conduta de vida, um método de reflexão e avanço seguro.

Na esteira de Sócrates, aprendi a duvidar de tudo e todos até que haja bons argumentos para se crer no que foi expresso. Não abro mão disso, me parece que ainda hoje é o melhor método, inquirir, duvidar e refletir até que um conceito concretize o que antes era uma suspeita.

​Um dos novos adjetivos que emplacaram contra mim ― por ocasião desse meu ceticismo ― foi o de “conspirador”; ao que parece, em 2020, “conspirador” não é mais aquele indivíduo que acredita facilmente em qualquer asneira extraterrestre ou na promessa de cura universal dos males que nos assolam, mas sim aquela pessoa que definitivamente não acredita na boa vontade dos burocratas, nem nas narrativas sobre os puros políticos e santos jornalistas. Na realidade, eu odeio conspirações, elas são as evoluções da “boa” e velha mentira, uma versão piorada do engodo. A mentira se autorrevela aos poucos, ninguém consegue esconder sua natureza por muito tempo; mas a conspiração consiste num update constante de distorções e mentiras misturadas a meias-verdades; por isso que ser chamado de “conspirador” é algo que realmente me incomodou.

Eu até queria prontamente acreditar nos discursos em torno da pandemia, só que existem muitas cordas partidas nessa ponte, muitas correntes sem elos, narrativas sendo catequeticamente emplacadas sem nenhum pudor. Ora, a verdade não parece ser algo que necessite do auxílio da coerção. Eu simplesmente não me convenço com muitas das justificativas oficiais, não parecem ser ao menos sensatas se levantamos um voo de coruja e lá de cima observamos toda a história em 360º. Ao que tudo indica, isso é um pé no saco para muitas pessoas.

​Um vírus MORTAL, ANIQUILADOR, GENOCIDA, que mata menos que o infarto, mas que, não obstante, causou a maior pandemia dos últimos séculos; o vírus surgiu na China, em uma cidade onde há um dos maiores laboratórios de manipulação de vírus do país ― o qual, inclusive, manipulava exatamente esse vírus maldito da COVID-19 ―, mas, segundo os órgãos super-mega-hiper renomados, o vírus veio de um mercado de comidas exóticas… e só, é isso que você e eu precisamos saber, dizem. Mil especialistas ditam ― em nome de uma mesma ciência ― mil caminhos diferentes, em questões de horas mudam os rumos de suas previsões e conselhos cientificíssimos. Tratamentos prévios foram renegados, no entanto, vacinas feitas nas coxas vão sendo exaltadas. A obrigatoriedade da vacina será imposta, temos até um senador brasileiro propondo 8 anos de prisão para quem escolher não se vacinar; ao mesmo tempo que as fabricantes de vacinas pedem isenção para efeitos colaterais das suas substâncias.

​Sério, vocês não veem nada de errado aqui? Talvez eu seja muito desconfiado, eu sei. Tá bem, eu confesso, ok… Mas vocês não acham mesmo que há alguma coisa que extrapola a sensatez nesse script?

​A OMS atuou como uma verdadeira organização submissa à China; a própria China demorou semanas para relatar o real problema de contágio logo em janeiro; médicos chineses que alertaram o mundo sobre a seriedade do contágio foram sistematicamente suprimidos, muito provavelmente mortos ou torturados. Enquanto isso a mídia mundial, unissonamente, pregava um discurso oficial sem contestar as discrepâncias gritantes dos relatos, parecia ensaiado, rítmico, previamente desenhado…Repito, não houve nenhuma pressão internacional séria contra o país onde se originou a pandemia, que escondeu deliberadamente a seriedade dos contágios, que aprisionou médicos que não assumissem em suas falas aquilo que o partido determinava.

Caramba, é preciso ser conspiracionista para não acreditar nesse romance?

​Ninguém parece estar seriamente investigando tudo isso; os veículos de impressa nacionais e internacionais parecem não querer questionar a China em sua ferida, muito menos responsabilizá-la por algo. Por quê?

A China já possuía milhões de EPIs prontinhos para vender ao mundo quando ocorreu o boom de contágios no Ocidente, já os possuía numa quantidade tão gigantesca que soa como se adivinhasse previamente o que ocorreria. Lockdowns ineficientes se espalharam como uma liturgia social salvífica, outras tantas medidas sanitárias pouco convincentes foram tomadas como regras indiscutíveis. A economia ocidental entrou em uma derrocada nunca antes vista; aliás, o colapso econômico do Ocidente interessava muito a um país...

​Para vocês não soa como se quisessem emplacar uma versão unívoca sobre a pandemia, como se só uma versão pudesse ser contada, enquanto todas as estranhezas eram sublimadas? Por que até hoje a China censura informações sobre a Covid? São muitas perguntas que não se harmonizam com o todo pintado no Jornal Nacional ou na Folha de São Paulo; são muitas dissonâncias para poucos questionamentos sérios e profundos.

​Talvez eu seja cético demais para acreditar que tudo esteja tão arrumadinho como aparece na boca do Willian Bonner, ou nas sempre enfáticas falas do Senhor de todos nós, Dória; quiçá eu incorra na heresia de não acreditar que os burocratas e o Estado estejam profundamente preocupados com todos nós. Nem que o ato de suprimir a minha liberdade de escolha, via canetada do STF, “seja apenas uma garantia para que depois eu possa exercê-la com mais robustez” ― assim como um amigo acadêmico me disse.

Talvez me falte o que sobrou em Paulo de Tarso, uma fé arrebatadora que não era capaz sequer de questionar, uma disposição para a auto entrega sem devaneios. Quem sabe eu tenha que acreditar mais nos jornalistas do UOL do que em meus olhos e consciência; adotar prontamente as vacinas fast-food ao invés de problematizar uma substância que poucos sabem ao certo o que contém, se é de fato segura e o que a longo prazo pode causar em mim e em minha família.

​Antes que cogitem: eu conheço a olho nu a seriedade do vírus, não desdenho dos seus males e nem minoro a sua sisudez. Ser cético não é o mesmo que ser cego; eu duvido da trama, do roteiro montado e das apologias oficiais decantadas. Eu não quero apenas tomar o vinho, quero também saber onde ele foi feito, aqueles que o produziram, suas técnicas, história, em que barril fermentou e em qual vidro foi envasado; e isso não significa, em hipótese alguma, que duvido da existência do vinho em si e de seu teor alcoólico, significa apenas que não sou daqueles que entornarão o copo sem questionar seu conteúdo.

14 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 14 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    LMB91

    04/01/2021 12:43:46

    Belo texto

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • C

      Coronel

      29/12/2020 22:11:33

      E os bilhões que o GF repassou aos estados e municípios, supostamente para o combate à pandemia. Só que, além de não aumentar a capacidade de atendimento médico-hospitalar, ;grande parte do dinheiro foi ROUBADO e desviado para outras finalidades. Por exemplo, depois de quase seis anos, pela primeira vez, apesar da queda no ICMS, o Gov. do RS pagou, sem parcelamento, a folha salarial de novembro, e fará o mesmo em dezembro. Dinheiro do COVIDÃO!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        CLAUDIA FREIRE

        29/12/2020 18:36:09

        Vc não sabe a procedência do seu vinho, seu pão, sua carne, seu milho, sua manteiga, ou queijo , ou chocolate... desculpa aí.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Cibele Scalon

          29/12/2020 17:36:54

          Excelente texto e dá um conforto saber que há pessoas escrevendo sobre o que acreditamos. O vírus existe e precisamos ter cuidado. Há formas de tratamento e não necessariamente tudo vai se resolver com a vacina. O que vejo nas pessoas ao meu redor é uma ignorância a respeito de tudo. A maioria simplesmente aceitou o pânico e não se informa. Fiquei apreensiva com o vírus, afinal ainda não havia informações adequadas. Aceitei a primeira quinzena ds quarentena, mas preocupada com seus efeitos nas pessoas. Qdo prorrogaram, acendeu um alerta: o que de fato está ocorrendo?? Fui atrás de informações e, sem muito esforço, aprendi muita coisa e descobri muita gente que busca a verdade. É pesquisar!!!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • Z

            Zé Olmiro

            29/12/2020 14:05:18

            Simplesmente fantástico!!! Falou tudo que precisava ser dito!!! Não me sinto mais tão sozinho!!! Aliás questionamentos como os apresentados no texto cada vez mais precisam ser feitos!!! Parabéns!!!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • G

              Guilherme

              29/12/2020 14:03:37

              Ótimo artigo PH Alves. Não estas sozinho, inclusive és maioria, mas parte dessa gente não se manifesta por medo de possíveis represálias.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • F

                fernando jorge da silva fogageiro

                29/12/2020 13:54:35

                Concordo plenamente com todos esses argumentos. Trata-se de um enredo montado, sabe-se lá por quem e com que objetivo. A minha certeza só não é absoluta pela existência de casos fatais muito próximos de mim. Então fica a dúvida.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • I

                  Inô Gazotti

                  28/12/2020 23:59:12

                  Não é preciso ser tão cético para chegar a esta conclusão. É uma questão de lógica básica. A questão é que pensar custa muito para cabeças-ocas que preferem acreditar em qualquer retórica que a massa aceite. Puro comportamento de manada. Uma pena.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    Clóvis José Lucena de Medeiros

                    28/12/2020 20:52:22

                    Excelente! Concordo em grau, número e gênero! Que venham mais verdades desse porte contra toda tirania! Um basta é necessário!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      antonio augusto

                      28/12/2020 19:51:11

                      enfim um texto claro. também sou cético. dei todas as vacinas para meu filho e sou absolutamente a favor, menos de uma que nunca foi feito da forma que se fez dessa vez. já falaram que foi por conta de $, mas não é só como foi feita e sim quais efeitos ela terá. quanto as dúvidas sobre a pressão. será que essas empresas não estão incentivadas? é como uma empresa oferecer um seguro de vida na qual você não pode morrer. não é estranho? como exigir vacinação se nenhuma foi apresentada por aqui, especialmente do sr de miami? como foram tratadas e curadas as mais de 6 mi pessoas que pegaram covid? por que ninguém está proibindo os outros de tomar a vacina enquanto eu sou obrigado?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        ALBERTO LAUREANO DE OLIVEIRA

                        28/12/2020 19:27:22

                        Concordo plenamente com você! Só não consegui ainda entender qual força tão avassaladora conseguiu manipular quase todos no mundo!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Rita Lina

                          28/12/2020 19:13:47

                          Finalmente aparece alguém que diz exatamente o que penso. Não fui chamada de "conspiradora" porque comentei com poucas pessoas o que penso. Talvez falta de coragem, afinal de contas, a grande maioria das pessoas acreditam fielmente em médicos , politicos e jornalistas. Creio que o virus existe, é mortal para algumas pessoas, mas se uso máscara para que o distanciamento social? Muitas pessoas adquiriram problemas mentais, depressão, fobia social e outros problemas orgânicos, graças ao lockdown. Colheremos frutos amargos quando tudo passar, se passar.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • B

                            Bevi

                            28/12/2020 18:55:11

                            Sobre as medidas sanitárias contra o Covid19: Mirem-se no exemplo do resultado das medidas tomadas na Flórida e nunca no que sucede na Califórnia. Basta comparar.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • E

                              Elza Silva

                              28/12/2020 17:20:01

                              Perfeita a sua análise. Me sinto feliz cada vez que encontro na mídia alguém com coragem e argumentos sólidos contestando o filminho maluco que nos impuseram assistir.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              Fim dos comentários.