• Carregando...
Querem jogar Maduro pra direita?! É muita cara de pau mesmo!
| Foto:

Se o nazismo era de esquerda ou de direita é um debate filosófico interessante, e há bons argumentos para sustentar, para espanto de muitos, que era mesmo de esquerda. O Partido dos Trabalhadores da Alemanha apostou no nacional-socialismo, bebendo muito de fontes marxistas e coletivistas, pregando medidas anticapitalistas, abolindo de facto a propriedade privada. Hitler disputava o mesmo tipo de alma podre que Stalin, gente ressentida, invejosa, alienada e em busca de bodes expiatórios para seus fracassos. Não vamos esquecer que os judeus eram associados ao capitalismo, e por isso eram tão odiados também pelos nazistas.

Mas como, em parte, o fascismo foi uma reação ao comunismo, muitos acham que isso já basta para colocar um à direita e o outro à esquerda, como se irmãos não brigassem, como se entre comunistas não houvesse ódio mortal e assassinato, como o de Trotski. Ideologicamente falando, o nazismo em muito mais em comum com o socialismo do que ambos com o liberalismo capitalista e individualista. Mas a campanha intelectual sempre colocou nazismo e socialismo como opostos, e fez de tudo para aproximar o nazismo da direita liberal, como se Reagan e Thatcher tivessem qualquer coisa em comum com Hitler ou Mussolini, este que foi um socialista assumido na juventude e acrescentou apenas o fator nacionalista na equação depois.

Volto a essa polêmica, que tem ganhado destaque nas redes sociais, após ver o comentário de Guga Chacra, da GloboNews, afirmando que Nicolás Maduro é basicamente um ditador de DIREITA. Isso mesmo! E mais: Guga afirma que ele é um "conservador nos costumes".

A Venezuela bolivariana, chavista, que tenta, com sucesso (pela ótica deles), implantar o socialismo do século 21, sendo acusada de direita, agora que o retumbante fracasso é inegável. Estamos vendo o mesmo esforço dos progressistas, ao vivo e a cores, de jogar para a direita seu filho podre. Maduro persegue empresários, asfixiou o livre mercado, usou as estatais para distribuir benesses de forma populista, proibiu o lucro, seguiu, enfim, o receituário da esquerda radical em cada aspecto do seu programa de governo.

Os liberais cantaram a inevitável consequência: o caos e a ditadura. Agora que as previsões da direita se concretizaram, eis que a esquerda "moderada" quer associar chavismo ao direitismo. É muita cara de pau mesmo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]