• Carregando...
Série heróis da liberdade: Walter Williams
| Foto:

Por João Luiz Mauad, publicado pelo Instituto Liberal

R.I.P Walter Williams, um autêntico combatente da liberdade.

Walter Williams era professor emérito de economia da George Mason University e autor de vários livros. Suas colunas semanais eram publicadas em mais de 150 jornais norte-americanos. Abaixo, uma coletânea de frases do mestre:

“Quando a história do século XX for finalmente escrita, uma de suas principais características será a matança de mais de 170 milhões de pessoas, não em guerra, mas por seu próprio governo. Os governos que lideraram este massacre são a antiga URSS (65 milhões) e a República Popular da China (35-40 milhões). O ponto a lembrar é que esses governos eram os ídolos dos esquerdistas da América.”

“Há pessoas que precisam de ajuda. A caridade é uma das motivações humanas mais nobres. O ato de tirar dos próprios bolsos para ajudar um homem necessitado é louvável e admirável. Tirar do bolso de outra pessoa é desprezível e digno de condenação.”

“Em uma sociedade livre, o governo tem a responsabilidade de nos proteger dos outros, mas não de nós mesmos.”

“Nada na nossa Constituição sugere que o governo é um concedente de direitos. Em vez disso, o governo é um protetor dos direitos.”

“Como algo imoral, quando feito privadamente, se torna moral quando é feito coletivamente? Além disso, a legalidade estabelece a moralidade? A escravidão era legal? o apartheid era legal? Os expurgos stalinista, nazista e maoísta eram legais? Claramente, o fato da legalidade não justifica esses crimes. A legalidade, sozinha, não pode ser o talismã de pessoas morais.”

“Eu prefiro um ladrão a um congressista. Um ladrão pegará seu dinheiro e irá embora, mas um congressista ficará de pé e lhe dará as razões pelas quais ele o roubou.”

“Antes do capitalismo, o modo como as pessoas acumulavam grande riqueza era saqueando, roubando e escravizando seus semelhantes. O capitalismo tornou possível tornar-se rico servindo ao próximo.”

“Eu não sei sobre você, mas se você ouvir que as armas de Williams foram tomadas, você saberá que Williams está morto.”

“O governo é sobre coerção. Limitar o governo é o instrumento mais importante para garantir a liberdade.”

“Dizer que a Constituição é um documento vivo é o mesmo que dizer que não temos uma Constituição.”

“A questão crucial sobre qualquer política não é quais são suas intenções, mas quais são seus efeitos?”

“Os democratas acreditam que o governo deve tomar os ganhos das pessoas para dar aos pobres. Os conservadores discordam. Eles acham que o governo deve confiscar os ganhos das pessoas e entregá-los a agricultores e bancos insolventes. A questão premente para os conservadores e progressistas não é se é legítimo para o governo confiscar a propriedade de alguém para dar a outro, o debate é sobre a destinação da pilhagem.”

“O que chamamos de mercado é realmente um processo democrático envolvendo milhões e, em alguns mercados, bilhões de pessoas tomando decisões pessoais que expressam suas preferências. Quando você ouve alguém dizer que não confia no mercado e quer substituí-lo por editais do governo, ele está realmente pedindo uma mudança de um processo democrático para um totalitário.”

“A ideia de que mesmo a pessoa mais brilhante ou um grupo de pessoas brilhantes podem administrar sabiamente uma economia é o cúmulo da arrogância e da presunção.”

“A riqueza vem de esforços individuais bem-sucedidos para agradar ao próximo … é isso que a concorrência significa: “superar” seus concorrentes para conquistar os consumidores.”

“Podemos pensar em dólares como ‘certificados de desempenho’. Quanto melhor eu sirvo aos meus semelhantes, e quanto maior o valor que ele atribui a esse serviço, mais certificados de desempenho eu terei. Quanto mais certificados eu ganho, maior é minha reivindicação sobre os bens que os outros produzem. Essa é a moralidade do mercado. Para que alguém tenha uma reivindicação sobre o que seu semelhante produz, ele deve primeiro servi-lo.”

“Os multiculturalistas argumentam que valores culturais diferentes são moralmente equivalentes. Isso não faz sentido.”

“Devemos olhar nosso governo como deveríamos olhar um leão amigável e carinhoso. Só porque ele é amigável e carinhoso não deve nos cegar para o fato de que ele ainda é um leão com dentes e garras.”

“Sempre desconfie daqueles que fingem saber tudo, reivindicam o caminho deles como o melhor caminho e estão dispostos a forçar seu caminho sobre o resto de nós.”

“O comunismo e o socialismo são sedutores. Eles nos prometem que as pessoas contribuirão de acordo com a capacidade e receberão de acordo com as necessidades. Todo mundo é igual. Todo mundo tem direito a moradia decente, comida decente e assistência médica acessível. A história deveria ter nos ensinado que, quando ouvimos pessoas falarem essas coisas, todo cuidado é pouco!”

“O bem público é promovido melhor pelas pessoas que buscam seus próprios interesses privados. Isso incomoda algumas pessoas porque elas estão mais preocupadas com motivos do que com resultados.”

“O verdadeiro teste do compromisso de alguém com a liberdade e os direitos de propriedade privada não vem quando permitimos que as pessoas sejam livres para fazer aquelas coisas voluntárias com as quais concordamos. O verdadeiro teste vem quando permitimos que as pessoas sejam livres para fazer aquelas coisas voluntárias com as quais discordamos.”

“Apesar dos milagres do capitalismo, ele não se sai bem nas pesquisas de popularidade. Uma das razões é que o capitalismo é sempre avaliado contra as utopias não realizáveis ​​do socialismo ou do comunismo. Qualquer sistema terrestre, quando comparado a uma utopia, empalidecerá em comparação. Mas para a pessoa comum, o capitalismo, com todas as suas verrugas, é superior a qualquer sistema já concebido para lidar com nossas necessidades e desejos cotidianos.”

“Mas deixe-me oferecer-lhe minha definição de justiça social: mantenho o que ganho e você mantém o que ganha. Você não concorda? Bem, então me diga quanto do que eu ganho pertence a você – e por quê?”

“Um governo poderoso tende a atrair pessoas com egos inchados, pessoas que pensam que sabem mais do que todo mundo e têm pouca hesitação em coagir seus semelhantes. Ou, como disse o ganhador do Prêmio Nobel, Friedrich Hayek, “no governo, a escória chega ao topo”.”

“Os Fundadores sabiam que uma democracia levaria a algum tipo de tirania. O termo democracia não aparece em nenhum dos nossos documentos fundadores. Sua visão era de uma república e um governo limitado.”

“A redução de oportunidades de emprego é um claro efeito da legislação do salário mínimo. A lei do salário mínimo impôs danos incalculáveis ​​aos membros desfavorecidos da nossa sociedade. A única coisa moral a fazer é revogar isso.”

“Os beneficiários da política tarifária estão sempre visíveis, mas suas vítimas são praticamente invisíveis. Os políticos amam isso. A razão é simples: os beneficiários sabem em quem votar, mas as vítimas não sabem a quem culpar por sua calamidade.”

“Aumentos na oferta monetária são o que constitui a inflação, e um aumento geral nos preços é o sintoma.”

“Os políticos exploram o analfabetismo econômico.”

“A democracia confere a aura de legitimidade a atos que de outra forma seriam considerados tirania.”

“A maioria dos problemas sérios do nosso país pode ser colocada na conta do Congresso e da Casa Branca, e não do capitalismo.”

“Leis de salário mínimo são uma das ferramentas mais poderosas no arsenal dos racistas.”

“O planejamento econômico nada mais é do que a substituição forçada dos planos das pessoas pelos planos da poderosa elite apoiada pela força bruta do governo.”

“Se acreditarmos na noção de que, de alguma forma, os direitos de propriedade são menos importantes ou estão em conflito com direitos humanos ou civis, damos aos socialistas uma boa ajuda para atacar nossa propriedade.”

“O lucro é vital para o bem-estar humano. O lucro é o pagamento dos empresários, assim como os salários são pagamentos pelo trabalho, juros pelo capital e aluguel pela terra. Para obter lucros em mercados livres, os empreendedores devem identificar e satisfazer os desejos humanos e fazê-lo de uma forma que economize os escassos recursos da sociedade.”

“O Wal-Mart tornou-se o bode expiatório de demagogos políticos, sindicatos e anticapitalistas. Eu acho que eles focam o alvo errado … O Wal-Mart existe e prospera porque dezenas de milhões de americanos acham que o Wal-Mart é uma fonte adequada de bens e serviços ….. os sindicatos e os anticapitalistas devem dirigir suas indignação e condenação às dezenas de milhões de norte-americanos que compram no Wal-Mart e o mantêm em atividade.”

“Em geral, os presidentes e congressistas têm poder muito limitado para fazer o bem para a economia, e poder impressionante para fazer o mal. A melhor coisa que os políticos podem fazer pela economia é parar de fazer o mal. Em parte, isso pode ser conseguido através da redução de impostos e da regulação econômica – além de ficar fora de nossas vidas.”

“As escolas do governo podem passar décadas fornecendo serviços de baixa qualidade e qual é o resultado? As pessoas que gerenciam ganham salários mais altos. É quase impossível demitir os incompetentes.”

“A mensagem que sai de Washington, especialmente de nossos políticos de esquerda e da mídia, é que resolvemos nossos problemas orçamentários elevando os impostos sobre os ricos. Se os americanos fossem mais informados, tal mensagem seria um insulto à nossa inteligência. Não há pessoas ricas suficientes para satisfazer o apetite do Congresso.”

“O susto do aquecimento global proporcionou um motivo e tanto para políticos e outros que desejam controlar nossas vidas. Afinal, apenas a imaginação limita o tipo de leis e restrições que podem ser escritas em nome da salvação do planeta.”

“Tentar conseguir que o governo seja tão eficiente quanto os negócios é tão inútil quanto tentar ensinar gatos a latir e cachorros a miar.”

“Eu não tenho nada contra pessoas ricas. Na verdade, tenho lutado a maior parte da minha vida para me juntar a eles.”

“O único partido político organizado com uma visão cristã de moralidade é o Partido Libertário.”

“Muitas das conquistas maravilhosas do século 20 foram o resultado da busca de lucros. Infelizmente, a demagogia levou os lucros a se tornarem uma palavra suja. A organização sem fins lucrativos é vista como mais justa, especialmente quando as pessoas se colocam diante de nós e declaram: “Somos uma organização sem fins lucrativos.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]