• Carregando...
Uma ideia para combater o coronavírus
| Foto:

A essa altura do campeonato, todo mundo sério já sabe que a crise causada pelo coronavírus é grave, que coloca em risco o sistema de saúde por sobrecarga, e também que a atividade comercial precisa retomar o quanto antes, sob o risco de implosão de outro sistema, o econômico. Até "radicais de centro" têm percebido isso, como Luciano Huck:

A realidade se impõe, ainda mais num país como o Brasil, com tantos pobres e informais que dependem do trabalho de hoje para ter janta na mesa de noite. Não é crível ficar semanas com a economia paralisada. Mas o problema são os idosos, especialmente os que vivem com ou dependem dos seus familiares. O que fazer?

Trago aqui, como balão de ensaio, uma ideia, uma possível sugestão. E se o governo pagasse para que esses idosos ficassem por um tempo em hotéis com todos os devidos cuidados? Sairia mais barato do que a recessão que vem por aí, isolaria o grupo de risco, liberava os jovens para voltar ao trabalho e ainda ajudava um dos setores mais abalados com a crise. Absurdo? Faz sentido?

Entendo os riscos: como o vírus é altamente contagioso, se um só for infectado, pode espalhar para os demais, como aconteceu em cruzeiros (hotéis flutuantes). Daí a necessidade de extremos cuidados, higienização e isolamento social desses idosos entre si.

Podem usar clubes também, até igrejas. A ideia é isolar os que realmente apresentam mais risco, lembrando que, dos óbitos até aqui, quase 90% foram idosos com mais de 70 anos, sendo quase metade de idosos com mais de 80 anos.

Em vez de o governo gastar bilhões com coronavoucher para jovens saudáveis e de baixo risco não trabalharem, não seria mais lógico gastar menos para proteger os idosos e liberar os jovens ao trabalho?

Não tenho a pretensão de ter todas as respostas e a solução para uma crise que colocou o mundo todo de joelhos. Mas temos que adaptar as medidas para a realidade brasileira. Quem acha que é viável manter quarentena de semanas não conhece a realidade do país.

E estão enganando o povo. A narrativa de que "é só uma paralisação de 15 dias" e que "empresários ambiciosos preocupados com a bolsa de valores não aceitam nem isso e querem matar velhinhos" é falsa como uma nota de três reais! O que esperam nessas duas semanas? Um milagre?! Ele dificilmente virá.

Temos que agir, e rápido. Temos que tentar, ao menos. Fica aqui, portanto, a minha ideia, para críticas e reflexão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]