Blog / 

Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Vídeos

O problema não é o Carnaval, mas Carnaval o ano inteiro – Jovem Pan

Comentário de hoje no Jornal da Manhã:

Muitos falam da irreverência do carnaval, dos ataques aos políticos (especialmente mais à direita, já que é o carnaval da lacração) ou alegam que essa folia toda nas ruas, com gente seminua, seria prova de que o povo brasileiro não é tão conservador assim. Confundem válvula de escape com cotidiano.

O Carnaval, como o nome diz, é a festa da carne, do hedonismo. É uma janela de alguns dias em que o povo, que sofre o ano todo, suspende as normas, as regras, e desafia o poder, faz troça de tudo, e vive como se não houvesse amanhã. Mas há.
E é aí que mora o perigo. Do lado mais conservador, muitos reclamam da festa não só por essa irreverência toda, cada vez de mais baixo nível, diga-se, mas também pelo aspecto pão e circo, uma distração para as massas, que mergulham na ilusão e na fantasia e esquecem do real. Não vejo isso como o grande problema. Todos têm direito a uma escapulida, para extravasar um pouco, relaxar. O problema não é pular carnaval e cair na folia por uma semana; é não conseguir sair dele depois!
Assim como o problema não é o que se come entre Natal e Reveillon, mas sim entre o Reveillon e o Natal, o problema não é o povo sair às ruas deixando boa parte da responsabilidade em casa por uns dias, mas sim voltar para a casa e deixar a responsabilidade na rua. O que quero dizer, em suma, é que o maior problema que vejo não está no carnaval em si, mas no fato de a vida do brasileiro, em especial do carioca, ser um grande carnaval o ano todo! Acha-se graça de tudo, a irreverência é constante, o hedonismo impede um foco de mais longo prazo, falta responsabilidade e seriedade, sobra ilusão e fantasia. Podem pular carnaval à vontade. Desde que a Reforma da Previdência seja aprovada, por exemplo. Caso contrário, a ressaca será inevitável. E das grandes…
Rodrigo Constantino

8 recomendações para você

Sobre / 

Rodrigo Constantino

Economista pela PUC com MBA de Finanças pelo IBMEC, trabalhou por vários anos no mercado financeiro. É autor de vários livros, entre eles o best-seller “Esquerda Caviar” e a coletânea “Contra a maré vermelha”. Contribuiu para veículos como Veja.com, jornal O Globo e Gazeta do Povo. Preside o Conselho Deliberativo do Instituto Liberal.

Saiba Mais

Arquivos