• Carregando...
Nova imagem de Nossa Senhora Aparecida tem 50 metros.
Nova imagem de Nossa Senhora Aparecida tem 50 metros.| Foto: Divulgação/Instagram Gilmar Pinna

Com 50 metros, uma nova escultura de Nossa Senhora Aparecida acaba de ser inaugurada na cidade de Aparecida (SP), destino de romeiros de todo o Brasil. Do total, cinco metros são da base da escultura, instalada às margens do rio Parnaíba do Sul, onde a imagem que deu origem ao roteiro religioso foi encontrada há 306 anos.

Iniciada no ano de 2017, a escultura poderá ser visitada pelo fiéis que vão em caravanas à cidade de Aparecida neste 12 de outubro, data em que se celebra o dia da Padroeira do Brasil. A imagem é ao menos 12 metros maior que a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 38 metros de altura.

Possível de ser vista em diversos pontos da cidade, a escultura metálica orçada em cerca de R$ 10 milhões foi doada pelo artista plástico Gilmar Pinna, reconhecido no estado pela idealização de grandes obras sacras e religiosas.

Os trabalhos ficaram embargados por pelo menos dois anos após a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) questionar o suposto uso de recursos públicos em um símbolo religioso e da doação do terreno pelo município. Em 2022, o Tribunal de Justiça de São Paulo reconheceu que o objetivo era o de fomentar o turismo religioso e de estímulo à economia local, tendo então autorizado a conclusão da imagem que teve inauguração oficial no último sábado (7).  Antes de concluir esta etapa, o artista responsável por esculpir a santa precisou refazer parte dos trabalhos, já que a estrutura foi alvo de vandalismo e teve parte dos materiais furtados.

No Instagram, o artista plástico responsável pela obra publicou fotos de todo o processo de construção, até a inauguração. “Agradeço a Deus por esse momento e aos meus amigos que acreditaram no meu sonho e hoje entregamos a primeira fase do monumento em homenagem a Nossa Senhora Aparecida”, comemorou. A estrutura ainda irá receber vigas de aproximadamente 20 metros de altura que representarão os braços de Deus e um mapa gigante do Brasil.

O principal dia de peregrinação a Aparecida será nesta quinta-feira (12), data que marca a localização da imagem por pescadores no rio. Neste dia o Santuário estima receber cerca de 300 mil visitantes.

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, construída em 1946, recebeu 8 milhões de visitantes em 2022, segundo o Ministério do Turismo. A cidade de 32,5 mil habitantes tem no turismo um dos alicerces econômicos. Em todo o Brasil, o turismo religioso movimenta R$ 15 bilhões anualmente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]