• Carregando...
Aeronave não chegou a pousar em Ilhabela.
Aeronave não chegou a pousar em Ilhabela.| Foto: Arquivo / Prefeitura Municipal de Ilhabela

A Força Aérea Brasileira (FAB) e o Grupamento Aéreo da Polícia Militar de São Paulo estão realizando, nesta terça-feira (2), novas buscas pelo helicóptero que desapareceu no último domingo (31) no litoral norte paulista. A aeronave decolou do Campo de Marte, em São Paulo, por volta das 13h15 com o piloto e três passageiros. O destino seria a região de Ilhabela, mas o último contato com a torre de controle foi feito duas horas depois da decolagem, perto de Caraguatatuba.

As buscas pelo helicóptero começaram após a emissão de um alerta da FAB às 22h40 do dia 31 para o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (Salvaero) e para a PM de São Paulo. Na segunda-feira (1º) foi definido um perímetro entre a região de Caraguatatuba e a Serra do Mar. No local há uma densa formação de Mata Atlântica, um fator complicador para o trabalho das equipes de buscas.

Luciana Rodzewics, de 45 anos, e a filha dela, Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, de 20 anos foram convidadas por Rafael Torres, um amigo da família, para fazerem o passeio na véspera do Ano Novo. Os três eram passageiros no helicóptero, cujo piloto era Cassiano Tete Teodoro. Ele é sócio da empresa que operava a aeronave, e já teve a licença de piloto cassada em 2021.

Por volta das 14h, Letícia enviou uma mensagem de dentro do helicóptero para o namorado, dizendo que o tempo estava fechado. Pouco tempo depois, a aeronave chegou a fazer um pouso de emergência em uma área de mata. De acordo com o portal g1, o namorado de Letícia chegou a perguntar à jovem onde teria sido feito o pouso, e ela teria respondido que não sabia. “Estou parada no meio do mato”, disse.

Depois da troca de mensagens, Letícia enviou um vídeo ao namorado mostrando forte neblina na região e dizendo que eles voltariam à capital por conta do mau tempo. Esta foi a última comunicação dos tripulantes da aeronave com a família em terra. Mais tarde, por volta das 15h, o contato com a torre de controle aéreo foi perdido.

Nota oficial da FAB sobre o desaparecimento do helicóptero

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que foi notificada a respeito do desaparecimento de um helicóptero, de matrícula PR-HDB, no litoral de São Paulo (SP). Uma aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação – Esquadrão Pelicano – (2°/10° GAV), foi acionada na madrugada desta segunda-feira (01/01) para iniciar as buscas na região.

Os voos perduraram-se ao longo de todo o dia. Até o momento, a aeronave não foi localizada.

A fim de continuidade às buscas, coordenadas pelo SALVAERO, a aeronave militar decolará novamente na madrugada desta terça-feira (02/01).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]