As privatizações e concessões propostas pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), têm a tônica de alavancar a infraestrutura do estado com investimentos na ordem de bilhões de reais vindos da iniciativa privada. Obras paradas e outras que ainda não saíram do papel são o foco da estratégia.
Devem entrar no programa de concessão e privatização proposto pelo governador a Companhia de Paulista Trens Metropolitanos (CPTM), a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o metrô, o trem intercidades e o túnel Santos-Guarujá, além de rodovias.
Tarcísio pretende começar o programa de privatização com uma das maiores empresas de saneamento do mundo: a Sabesp atende mais de 28 milhões de pessoas. A expectativa da gestão estadual com a privatização da companhia é arrecadar aproximadamente R$ 60 bilhões. Segundo o governador, esse recurso será investido em obras de infraestrutura de água e esgoto para o todo o estado. Dessa forma, o Executivo paulista projeta antecipar a universalização do saneamento básico e do tratamento de água.
Outra obra de infraestrutura que foi retomada após 12 anos é a Linha 17-Ouro do monotrilho. Após a concessão com o consórcio Agis Construção S.A., o compromisso é entregar tudo pronto no primeiro semestre de 2026. O valor do novo contrato é de R$ 847 milhões.
No metrô, a expectativa é que com o programa de parcerias público-privadas (PPP) finalmente se iniciem as obras das linhas 19-Celeste (do centro de São Paulo a Guarulhos) e 20-Rosa (da Lapa a Santo André). As duas são uma promessa antiga para a população paulista, mas que o governo do Estado nunca conseguiu tirar do papel. As linhas 1, 2, 3 e 15 do metrô foram incluídas nos estudos de privatização e concessão. Os estudos serão entregues no ano que vem e o governador promete leilão para 2025.
No trem também haverá a participação da iniciativa privada. A gestão Tarcísio pretende arrecadar R$ 7,6 bilhões com o leilão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM. Segundo o Governo do Estado, a concessão deve ocorrer entre o fim de 2024 e início de 2025. Ainda sobre mobilidade, outro projeto pretendido pela atual gestão é a criação da Linha 14-Ônix, que conectará a cidade de Guarulhos ao ABC Paulista.
Ainda na esfera da mobilidade urbana, a gestão Tarcísio pretende mais um edital que contempla a rodovia Mogi-Bertioga e a rodovia SP-055, que passa por Santos, Praia Grande e Peruíbe. A expectativa é arrecadar R$ 4,3 bilhões de investimentos com esse trecho. Ainda não há uma previsão para o leilão.
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