• Carregando...
Policial Rota
Samuel Wesley Cosmo, 35 anos, era casado e pai de duas meninas| Foto: Reprodução/Redes Sociais/Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar

Um policial da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, a Rota, foi morto na sexta-feira (2) durante a operação da Polícia Militar na Baixada Santista. Segundo informações da PM, Samuel Wesley Cosmo, 35 anos, foi baleado no olho por criminosos no bairro Rádio Clube, em Santos, no litoral paulista, foi socorrido mas não resistiu aos ferimentos e morreu na Santa Casa.

A morte foi confirmada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nas redes sociais. Na postagem no X [ex-Twitter], o governador paulista promete rigor na investigação para identificação dos envolvidos no assassinato do policial da Rota. “Com muito pesar, recebi há pouco a notícia da morte do Soldado PM Samuel Wesley Cosmo, vítima da ação de criminosos durante patrulhamento em Santos. Identificaremos e prenderemos os responsáveis por atacar nossa polícia”, postou.

O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, também usou as redes sociais para comunicar que está em Santos para coordenar a operação que tem o objetivo de localizar os suspeitos pelo crime em uma área dominada pelo tráfico de drogas. “Estou em Santos, onde iniciamos uma operação para localizar os criminosos que covardemente balearam o Sd Cosmo, policial de Rota, durante incursão em região sob influência do crime. Daremos todo o apoio à família e não pouparemos esforços para que esse crime não fique impune”, declarou.

Casado e pai de duas meninas, Cosmo pertencia a 3ª Companhia de Rota Vespertina e será sepultado na tarde deste sábado (4) no Cemitério do Araçá, no Pacaembú, em São Paulo, após velório no 1º Batalhão de Choque.

A principal linha de investigação é se o crime tem relação com a atuação do soldado na Operação Escudo, que se intensificou em julho do ano passado após a morte do policial da Rota Patrick Bastos Reis, que também foi morto por criminosos durante patrulhamento no Guarujá, na Baixada Santista. Dias depois, 27 pessoas foram mortas durante uma operação e a atuação da Polícia Militar foi questionada por entidades em defesa dos Direitos Humanos. 

Depois da morte de Reis, um vídeo com a comemoração do crime organizado pelo assassinato "viralizou" em grupos de mensagens e redes sociais. Um criminoso canta uma música em que ele diz estar pronto para trocar tiros com a Rota e comemora a morte do soldado Reis e o ferimento de um outro policial. A suspeita é que os assassinatos dos policiais são realizados por integrantes ou sob o comando da maior facção do país, o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Em agosto de 2023, a Polícia Civil do Guarujá indiciou três suspeitos por participar da morte do policial militar da Rota pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio e associação ao tráfico de drogas. Um segundo PM também ficou ferido na ocorrência.

Além disso, em novembro do ano passado, o presidente Lula (PT) anunciou aplicação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) dentro principais aeroportos do país e no Portos de Santos com o objetivo é o combate ao crime com a utilização a tecnologia para flagrar contrabando de armas, materiais explosivos, além da comercialização de drogas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]