• Carregando...
Apesar de ser tema recorrente, a cracolândia aparece com apenas 2% na pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (11)
Apesar de ser tema recorrente, a cracolândia aparece com apenas 2% na pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (11)| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

Pesquisa divulgada nessa segunda-feira (11) pelo Instituto Datafolha aponta que o tema segurança pública, violência e criminalidade é o principal problema para o eleitor da cidade de São Paulo, com 23% das respostas do levantamento. Na sequência vem saúde, hospitais e postos de saúde, com 16%, e em terceiro lugar as enchentes e a canalização do esgoto, com 9%.

A pesquisa aponta uma leve alteração em relação à realizada pelo instituto entre os dias 29 e 30 de agosto de 2023. Na ocasião, o tema segurança, violência e criminalidade também apareceu em primeiro lugar (22%), com saúde, hospitais e postos de saúde também em segundo (16%). Em terceiro lugar estava o transporte coletivo, com 8%. Enchentes e canalização de esgoto era um dos últimos problemas da pesquisa, em 11º lugar, empatado com saneamento básico (água e esgoto).

Temas que integram ranking completo

A pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (11) aponta que o transporte coletivo está em quarto lugar na lista dos problemas apontados pelos entrevistados de São Paulo, com 7%. Na sequência está o tema calçamento, asfaltamento e buracos, com 5%, empatado com educação, escolas e creches, e com limpeza, coleta de lixo e sujeira na cidade.

Saneamento básico (água e esgoto) aparece com 4%, empatado com moradia e habitação, e seguido por moradores de rua, com 3%. O tema trânsito aparece com 2%, empatado com desemprego e combate ao desemprego. Na sequência vem os temas zeladoria, administração e falta de gestão, com 1%, empatado com cracolândia, pobreza e miséria, combate à corrupção e moralização da administração, infraestrutura, impostos e taxas e desigualdade social.

Por último aparecem os temas mobilidade, com 0%, empatado com tráfico e consumo de drogas; fome; luz, rede elétrica e energia; conservação de praças, parques e urbanização; menor abandonado e crianças de rua. "Outros" aparece com 5% na pesquisa, e "não sabe" com 4%.

Metodologia da pesquisa Datafolha em São Paulo

A pesquisa divulgada nesta segunda-feira (11) foi feita com recursos próprios do Datafolha. Foram entrevistados, presencialmente, 1.090 pessoas de 16 anos ou mais em São Paulo nos dias 7 e 8 de março. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro na Justiça Eleitoral é SP-08862/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]