• Carregando...
Escolha de novo nome para o TJ-SP será feita por Tarcísio de Freitas depois do Carnaval.
Escolha de novo nome para o TJ-SP será feita por Tarcísio de Freitas depois do Carnaval.| Foto: Montagem/Gazeta do Povo (Carla Moura/STF/Rodrigo Costa/Alesp)

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), enfrenta a tarefa de escolher um novo integrante para o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). O nome escolhido será um dos três apontados na lista tríplice da categoria.

Dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão com as fichas na mesa apostando em seus preferidos. O ministro Kassio Nunes Marques defende a indicação da primeira colocada da lista, Débora Brandão. No outro lado, o ministro André Mendonça trabalha nos bastidores por Marcelo Tacca, terceiro colocado. O segundo da lista é Adriano Caleira.

A vaga em questão é para juiz do quinto constitucional, o que significa que o escolhido não precisa ser juiz de carreira, podendo ser um advogado. Apesar da proximidade dos ministros com Jair Bolsonaro (PL), segundo apuração da Gazeta do Povo, o ex-presidente não quis interferir na escolha de Tarcísio.

A lista tríplice foi entregue em 31 janeiro ao governador paulista, que tem até o dia 20 de fevereiro para tomar a decisão.

Vaga no TCE influenciará decisão de Tarcísio sobre o TJ-SP

No ano passado, o governador de São Paulo escolheu o deputado Marco Bertaiolli para a vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), o que contrariou Mendonça, que apostava no advogado Maxwell Vieira. Com esse histórico, é possível que o governador escolha o indicado de Mendonça desta vez, ou seja, o advogado Marcelo Tacca, terceiro da lista tríplice.

Durante a gestão de Tarcísio à frente do governo de São Paulo, ainda serão nomeados três conselheiros para o TCE. Todas as vagas serão preenchidas em 2025, duas delas de escolha dos deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e uma de escolha de Tarcísio. Como o chefe do Executivo paulista tem maioria na Alesp, os outros dois nomes também devem ter o aval dele.

Lista de conselheiros do TCE de São Paulo que serão substituídos durante a gestão Tarcísio de Freitas:

  • Robson Marinho (vaga da Alesp) - aposentadoria no 1º semestre de 2025
  • Antonio Roque Citadini (vaga do governador) - aposentadoria no 2º semestre de 2025
  • Sidney Beraldo (vaga da Alesp) - aposentadoria no 2º semestre de 2025
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]