Receita
A nutricionista Ana Cristina Miguez sugere uma mistura de água de coco com suco de abacaxi e hortelã para refrescar.
Ingredientes
200 ml de água de coco
4 cubos de abacaxi ou 1/2 copo de suco
5 folhas de hortelã
1 colher de açúcar
Cubos de gelo
Modo de preparo
Bata o abacaxi, as folhas de hortelã e o açúcar. Adicione gelo e a água de coco. Sirva.
Consumida especialmente para ajudar a combater o calor do corpo em dias quentes, a água de coco traz muitos benefícios para a saúde. É considerada um isotônico natural por conter vitaminas C e do complexo B, e por ser rica em sais minerais, como sódio, potássio, cálcio e magnésio, que suprem todas as necessidades do organismo, segundo a nutricionista Ana Cristina Miguez, professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). "A recomendação de ingerir dois litros de água diariamente também vale para a água de coco. Pode ser tranquilamente substituída."
A água de coco existe em maior quantidade quando a fruta está verde. Ela é bastante indicada para combater a desidratação, sendo um bom substituto para o soro fisiológico em casos de diarreia, desde que o produto in natura esteja bem higienizado. "Muitos atletas tomam durante as competições, pois as doses de carboidrato ajudam a repor a glicose no sangue", diz. Ingerir o líquido não combate, mas favorece o controle de doenças, como pressão alta, cardiovasculares, cãibra e dores de cabeça, conforme a nutricionista Lili Purim, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 8.ª Região Paraná. "É um alimento que contribuirá para a saúde como um todo, por isso, é uma bebida saudável para consumo diário." Confira outras mitos e verdades sobre a água de coco.
Antioxidante
Por causa das vitaminas, tem poder antioxidante. Estudos apontam que a água de coco tem efeitos de proteção do tecido hepático, inibindo o aparecimento de células cancerosas e prevenindo doenças cardiovasculares.
Engorda?
A concentração de açúcar é pequena e a taxa de gordura originária da polpa é insignificante. Assim como qualquer alimento, engordará se consumido de forma exagerada.
Pele e cabelos
A gordura presente no líquido não justifica melhores resultados de hidratação para pele e cabelos, de acordo com Fabiane Molinari, chefe do departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas (HC) de Curitiba. Ou seja, banhos com litros de água de coco têm o mesmo efeito que os banhos com água encanada.
Hipertensão e diabete
Os hipertensos não precisam se preocupar com o fato de conter sódio. A quantidade não é suficiente para prejudicar os níveis de pressão arterial, desde que beba com moderação. Quem não dispensa uma água de coco deve ter a orientação de um nutricionista, para que limite a quantidade, baseado em informações específicas de cada paciente, como o tipo de hipertensão e o uso de medicamentos. A mesma orientação serve para os diabéticos, pela presença de carboidratos.
Longa vida
A água de coco vendida em embalagens longa vida têm a seu favor o baixo grau de contaminação. Mas, como seu processo de produção exige alta temperatura o líquido precisa ser pasteurizado para auxiliar na conservação , há perda de parte das vitaminas. Os sais minerais são preservados.
Governo usa maquiagem contábil para adiar paralisação da máquina pública
Senador acusa Moraes de articular “acordo” pela dosimetria; acompanhe o Sem Rodeios
Oposição comemora dosimetria como vitória parcial e projeta próximos passos na luta por anistia
PF prende filho do “careca do INSS” e afasta secretário-executivo da Previdência