• Carregando...
A extração da água termal deve ocorrer em fontes de 37 a 50 graus Celsius de temperatura, para ela não perder a pureza | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
A extração da água termal deve ocorrer em fontes de 37 a 50 graus Celsius de temperatura, para ela não perder a pureza| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

O benefício das águas termais não é uma novidade, mas apenas recentemente os cosméticos feitos com ela – ou até mesmo o produto puro – têm caído no gosto das brasileiras. As marcas francesas que trabalham com o líquido, como La Roche Posay, Vichy, Avene e Uriage, estão em locais onde há famosas fontes de águas termais. O Brasil, por enquanto, tem apenas uma linha nacional de cosméticos, cuja fonte são as termas Águas de São Pedro, no estado de São Paulo.

A água termal é proveniente de fontes de águas subterrâneas: começa com gotas de chuva que penetram no solo e passam décadas embaixo da terra. Na profundidade em que se encontra, a água permanece todo esse tempo sem receber a luz do sol e sem ser contaminada por bactérias. Quando é aquecida pela temperatura ambiente, a água entra em contato com vários nutrientes do solo, como cálcio, magnésio, selênio e zinco, enriquecendo-se. Daí sua fonte nutritiva para hidratação de peles sensíveis. Segundo a dermatologista Bettina Sanson, a água termal é indicada também para peles sensibilizadas que passaram por procedimentos como tratamento a laser ou peeling. "O produto é calmante e refrescante", diz.

Como não há contraindicação, as pessoas com qualquer tipo de pele podem usá-la mesmo que a derme esteja irritada. "Tem ação anti-inflamatória, cicatrizante, antioxidante e hidratante. E ainda renova as células devido ao gás sulfídrico", explica a médica do Hospital Vitória e da Academia Americana de Dermatologia, Ligiane Pupo. O produto serve para o ano inteiro, amenizando o ressecamento característico do inverno e refrescando os dias quentes do verão. Aliás, queimaduras não graves decorrentes do sol podem ser amenizadas com a água termal.

A Coméstica Talassoltermal, responsável pela marca nacional H2OS, aconselha o uso do produto três vezes ao dia após a depilação, no pós-barba e ainda como auxiliar nos tratamentos de acne e rosáceas (vermelhidão). Para as mulheres que querem fixar a maquiagem por mais tempo, a dica é usar a água termal antes de aplicar a base.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]