• Carregando...

Em ao menos cinco estados – Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mara­nhão, Pará e Alagoas –, houve fal­ta de vacinas no início da segunda etapa de vacinação contra a gripe A (H1N1), a gripe suína. A atual fase da vacinação, que vai até 2 de abril, é direcionada a grávidas, crianças e doentes crônicos.

No Rio, o problema atingiu a vacinação de grávidas. Segundo a Secretaria da Saúde, até ontem só 66 dos 92 municípios haviam retirado seus lotes. Em Belo Horizonte, o problema prejudicou grávidas e crianças. Na segunda-feira, faltavam doses em 49 dos 147 postos – o problema persistia ontem em alguns locais. Segundo a Secretaria da Saúde, a cidade recebeu 68% das doses. O ministério disse enviar quantidade menor para evitar problema com estocagem.

No Maranhão, o problema en­­volveu doentes crônicos. Como não há necessidade de comprovação da condição, muitos teriam alegado ser portadores de tais enfermidades para se vacinar. No Pará, houve atrasos na distribuição em Altamira.

O Ministério da Saúde afirmou que, pelo fato de ser a primeira campanha contra a gripe A, é possível que ocorram "problemas pontuais de logística’’, mas diz que não faltará vacina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]