• Carregando...
Confira cinco maneiras de pular corda que podem ser feitas em casa |
Confira cinco maneiras de pular corda que podem ser feitas em casa| Foto:

A corda ideal

Para dar bons resultados, não pode ser qualquer corda. Confira as características ideais:

- Deve ser de plástico ou vinil. Outros materiais cedem e o aumento de tamanho faz com que a pessoa mude a frequência dos pulos.

- Extremidades precisam ter um rolamento para que durante o exercício a corda não enrole.

- Para medir o tamanho exato na hora de comprar, pise no meio dela e levante as duas pontas até que faça 90º entre braço e corpo. A corda deve ficar esticada. Se for maior do que isso, dificulta na hora de saltar e a pessoa pode se enrolar nela.

- Preço médio: R$ 50.

Fontes: Jocí Romeraldo, professora de musculação da academia Viva Esporte e Rafaela Celeste Buso, coordenadora de ginástica e musculação da Academia Be Happy.

Parece brincadeira de criança, mas pular corda está entre as atividades físicas que mais queimam calorias. Embora comum entre os atletas, principalmente boxeadores, é um exercício simples que pode ser feito em casa. Os resultados são de alegrar qualquer um: emagrece, melhora o condicionamento físico e a coordenação motora. "Em uma caminhada perdemos cerca de cinco calorias por minuto. Pu­­lando corda, esse número vai para 13. Esta atividade aumenta muito o metabolismo, fortalece a massa muscular das pernas e glúteos, além de melhorar a postura", explica o professor e coordenador do Depar­­tamento de Espor­­tes da Pontifícia Univer­­sidade Católica do Paraná (PUCPR), Luiz Carlos Py Flores.

Mas os profissionais alertam que, embora pareça fácil, é preciso ter algum preparo físico. Para os sedentários que pretendem começar, o ideal é primeiro fazer caminhadas pelo menos três meses antes. Depois dá para intercalar com a corda: para cada 20 minutos de caminhada, cinco de corda, até com­­­­pletar uma hora. "O tempo de corda só deve aumentar após 20 a 30 dias de prática por pelo menos três vezes por semana", diz Flores. Para quem tem um bom preparo, dá para ir direto para pelo menos meia hora de atividade, sem passar pela caminhada.

Outra vantagem é que, além de ser simples, pode ser praticada em casa: não é necessário ter nem aparelhos especiais nem muito espaço. Também é uma atividade lúdica, que lembra a infância e por isso pode ajudar muita gente que não gosta de academia ou outras atividades físicas, como correr. "Po­­demos compará-la a exercícios como bicicleta ou esteira não só em relação a perda calórica, mas também aos músculos que fortalece", diz a professora de musculação da academia Viva Esporte Jocí Romeraldo.

Cuidados

Jocí explica que não há restrição de idade para praticar o exercício, mas que pessoas que têm problemas no joelho ou de coluna devem evitá- lo por ser uma atividade de grande impacto, – de oito a dez vezes maior que caminhar –, o que vai contribuir para a piorar a doença. "Pessoas muito acima do peso também não devem pular corda porque o peso do corpo vai sobrecarregar o joelho a cada pulo."

A forma como se pula também é importante. "O correto é bem rente ao chão, pisar primeiro com as pontas dos pés para amortecer o impacto e apenas um pulo por vez porque mais do que isso a pessoa se cansa e não consegue fazer por muito tempo", diz Jocí.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]