• Carregando...
 | Roberto Custódio /
Jornal de Londrina
| Foto: Roberto Custódio / Jornal de Londrina

Dois casos suspeitos de zika vírus estão sendo investigados em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Trata-se de uma jovem de 21 anos e de uma menina de 10 anos. As duas apresentaram febre alta, manchas vermelhas que coçam e dores no corpo. Elas estão internadas em hospitais da cidade. Exames laboratoriais já descartaram a possibilidade de dengue. Agora, os médicos aguardam o resultado do exame de zika, que deve sair dentro de 15 dias.

INFOGRÁFICO: Veja o mapa da microcefalia

Fiocruz testa mosquitos com bactéria que impede a transmissão da dengue

Leia a matéria completa

De acordo com o enfermeiro Roberto Doldan, da Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu, as duas pacientes são moradoras da cidade e não têm histórico de viagens para fora do estado. Desta forma, o resultado dos exames será um indicativo para as autoridades de saúde sobre a circulação do zika vírus na fronteira do estado.

No meio deste ano, foram registrados dois casos autóctones da doença em São Miguel do Iguaçu. Também localizada no Oeste do estado, a cidade fica há cerca de 30 minutos de Foz do Iguaçu. Os dois municípios ainda têm em comum a alta incidência de dengue, doença transmitida pelo Aedes aegypti , mesmo vetor do zika.

Entre agosto de 2014 e julho deste ano, Foz registrou uma incidência de 777,59 casos de dengue para cada 100 mil habitantes. Em São Miguel do Iguaçu, no mesmo período, a incidência foi de 575,78 casos para cada 100 mil habitantes. Os dois municípios também aparecem com risco climático para a proliferação do Aedes aegypti no último boletim epidemiológico da dengue divulgado nesta terça-feira (8) pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

A assessoria de imprensa da secretaria informou que, até a tarde desta terça-feira, a pasta ainda não havia sido informada sobre os casos suspeitos de zika em Foz. A orientação para os municípios que têm casos suspeitos da doença é fazer ações de bloqueio, com o isolamento do doente e busca ativa por focos do mosquito num raio de 150 metros da residência e outros locais frequentados pelo infectado.

Segundo Doldan, esse procedimento já foi realizado em Foz. A cidade também reforçou as atividades de combate ao mosquito nas últimas semanas, devido à chegada do período de chuvas e calor na região. Está marcada para esta quarta-feira (9) uma mobilização em todo o estado para buscar e eliminar focos do Aedes aegypti.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]