• Carregando...

Informações que circularam na internet aumentaram o receio em relação à vacina da gripe A (H1N1), principalmente entre as gestantes.

Profissionais da saúde afirmam, no entanto, que a vacina é segura e que as gestantes devem procurar se imunizar.

A enfermeira da Central de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde Raquel Farion explica que as gestantes recebem doses sem adjuvantes, componentes que ajudam a potencializar a ação da vacina. Deste modo, a orientação, segundo ela, é que todas as gestantes sejam vacinadas, assim como as crianças e os doentes crônicos.

De acordo com o médico Marcelo Guimarães Rodrigues, da Maternidade do Hospital Evangélico, de Curitiba, a maioria das gestantes chega ao local com dúvidas em relação à vacina. "Todas as gestantes que orientamos e explicamos a importância do uso da vacina acabam se convencendo", diz.

Segundo o médico, entre as gestantes o risco de complicação pela nova gripe é maior, devido à baixa imunidade e à dificuldade na respiração provocada pelo crescimento do útero. Por isso a imunização é ainda mais necessária.

Serviço:

Em Curitiba, a vacina está disponível nas 108 unidades básicas de saúde, das 8 às 18 horas, nos dias de semana. As doses não estão disponíveis nos centros municipais que funcionam 24 horas, para não congestionar os serviços de urgências médicas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]