Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ponta Grossa

Greve durante a pandemia

Médicos das 38 equipes do Programa Saúde da Família de Ponta Grossa entram em greve por período indeterminado. Serão mantidos apenas atendimentos aos casos suspeitos de gripe A nos postos de saúde

Ponta Grossa - Os médicos das 38 equipes do Pro­­grama Saúde da Família (PSF) de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, en­­tram em greve a partir de hoje por período indeterminado. Se­­gundo o sindicato da categoria, se­­rão mantidos apenas os atendimentos aos casos suspeitos de gripe A nos postos de saúde. As consultas agendadas serão remarcadas e os demais pacientes serão encaminhados para postos comuns.

Em junho, os médicos já ha­­viam feito uma paralisação. No en­­tanto, segundo o presidente do Sindicato dos Médicos do Paraná, Mário Ferrari, como as reivindicações não foram atendidas, a paralisação foi retomada.

Conforme Ferrari, a primeira paralisação foi marcada pela questão trabalhista e, desta vez, é centrada em questões técnicas. No aspecto trabalhista, os médicos exigem a aprovação de plano de cargos, reposição de perdas salariais, incorporação das gratificações, novas bonificações, depósito do FGTS e ampliação de férias e licenças.

Já a questão técnica foi motivada pela posição da prefeitura com relação aos atendimentos dos casos suspeitos da nova gripe. "Não concordamos que os atendimentos sejam centralizados no Pronto Socorro. A aglomeração aumenta o risco do contágio", diz Ferrari.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.