• Carregando...

Subiu para 38 o número de mortes causadas pela gripe no Paraná em 2013. O número atualizado foi divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesa) nesta segunda-feira (22), e soma os casos de infecção pelos vírus Influenza A H1N1, H3N2, e Influenza B. No total, 906 ocorrências da doença já foram notificadas este ano no estado.

No balanço anterior da Sesa, publicado no dia 8 deste mês, constavam 24 óbitos. Mortes recentes nas Regiões Noroeste e Centro-oeste do Paraná, principalmente, ajudaram a elevar o total. Desde janeiro, 115 municípios tiveram casos de gripe confirmados.

Em Curitiba, também no início de julho, a prefeitura confirmou as primeiras duas mortes por H1N1 em 2013. A capital paranaense é a cidade com mais casos de gripe contabilizados – 153 pacientes foram diagnosticados com a doença.

A Sesa informou que as últimas seis mortes aconteceram nos municípios de Cascavel (3), Campina Grande do Sul, Matelândia e Maringá. Os pacientes, de acordo com o relatório, tinham mais de 50 anos e eram portadores de doenças crônicas que contribuíram para o agravamento do quadro clínico.

O comunicado alerta para a demora dos pacientes em procurar auxílio médico após os primeiros sintomas. De acordo com o relatório, mais de 90% prontuários dos pacientes apontaram que as vítimas receberam tratamento três dias após o início dos sintomas, ou seja, buscaram auxílio de forma tardia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]