• Carregando...

Serviço:

Os pacientes podem entrar em contato com o hospital por meio do telefone (41) 3360-7833 para obter informações O telefone pode ser usado ainda para dúvidas sobre as consultas e cirurgias agendadas para a próxima sexta, data de um novo protesto.

Os médicos do Hospital de Clínicas (HC), em Curitiba, decidiram suspender a paralisação programada para esta sexta-feira (15). A decisão foi tomada na assembleia da categoria nesta manhã. De acordo com a assessoria de imprensa HC, as consultas e cirurgias eletivas marcadas para essa sexta-feira foram mantidas, mas sofreram atraso.

Mesmo com a decisão dos médicos, o HC informou que exames previstos foram cancelados por causa da greve dos técnico-administrativos.

A assembleia dos médicos teve início por volta das 8h30 e, ainda pela manhã, parte dos profissionais já estava atendendo a população. Segundo o HC, 1.456 consultas e 25 cirurgias estavam programadas para essa sexta. Dez cirurgias estavam em andamento, por volta das 14 horas. Até o fim do dia, a direção do hospital não tinha um balanço preciso e não sabia confirmar se algum procedimento deixou de ser feito. A assessoria de imprensa, porém, disse que a previsão é que todas as consultas e cirurgias tivessem acontecido.

Segundo o Simepar, os médicos decidiram suspender a paralisação desta sexta-feira por conta da decisão do governo federal de apresentar emenda ao texto da Medida Provisória (MP) 568/2012 que reajusta o salário dos servidores públicos federais. A promessa do governo é de que a emenda irá corrigir o problema na estrutura de remuneração dos profissionais de saúde. A decisão foi anunciada na última terça-feira (15). Pela emenda, serão suprimidas todas as alterações previstas no texto da MP quanto ao pagamento de insalubridade e periculosidade. Com isso, fica mantido o pagamento desses benefícios com base em um percentual do vencimento básico e não mais um valor fixo, independente de reajustes salariais, como prevê a medida provisória. Também será criada uma tabela de remuneração exclusiva para os médicos, desmembrando das demais categorias do setor.

O sindicato informou ainda que novas paralisações dos médicos do HC estão suspensas.

HC cancela exames por causa da greve dos técnico-administrativos

O Hospital de Clínicas (HC) confirmou no fim da tarde desta sexta que cerca de 770 exames deixaram de ser realizados por conta da greve dos servidores técnico-administrativos. Desde a tarde de quinta-feira (14), a direção do hospital informou sobre o cancelamento destes procedimentos a partir desta sexta-feira.

A assessoria de imprensa do HC não tinha informações sobre o número de servidores que aderiram a paralisação. O hospital tem cerca de 1.900 técnico-administrativos no quadro de pessoal. Porém, o protesto já diminuiu a disponibilidade de leitos por falta de manutenção. Na UTI, dos 14 leitos quatro foram bloqueados; na unidade semi-intensiva seis leitos deixaram de serem usados entre os 16 existentes; e cinco no setor de observação, entre os dez, também foram fechados.A paralisação das atividades é nacional e atinge cerca de 50 universidades federais. Serão afetados diversos serviços do hospital, como coleta de sangue, urina e fezes para análises de laboratório, além de raio-x, tomografia, ultrassom e endoscopia digestiva.

O comunicado do HC informa que "os demais exames (métodos cardiológicos, mamografia, função pulmonar) permanecem com atendimento normal. Os pacientes agendados devem comparecer normalmente até nova comunicação."

Na nota distribuída à imprensa, o HC afirma ainda que os "pacientes dos ambulatórios de anticoagulante, hematologia e Oncologia (tratamento de câncer), Transplante de Medula Óssea, Transplante Hepático e Gestantes de alto risco devem se dirigir diretamente às suas clínicas".A categoria reivindica piso salarial de três salários mínimos, incentivos à qualificação profissional e isonomia de salários e benefícios entre os Três Poderes. A greve dos servidores, soma-se a paralisação dos professores das universidades federais, que entraram em greve por tempo indeterminado em 21 de maio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]