Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
risco desnecessário

Mulheres ignoram os óculos por vaidade

Há um ano  a receita do oftalmologista permanece esquecida na bolsa de Gisele. Ela nunca mandou fazer os óculos | Valterci Santos/Gazeta do Povo
Há um ano a receita do oftalmologista permanece esquecida na bolsa de Gisele. Ela nunca mandou fazer os óculos (Foto: Valterci Santos/Gazeta do Povo)

Mesmo sabendo que podem estar prejudicando a própria visão, muitas pessoas deixam de usar óculos de grau por vaidade ou por achar que o acessório incomoda. Uma pesquisa feita com 284 mulheres com algum problema de visão revelou que um terço delas não usa os óculos corretamente. Para 20% delas, a justificativa é que eles simplesmente atrapalham. No entanto, os especialistas alertam que deixar de usá-los pode causar problemas à saúde.

A pesquisa, feita em cinco capitais brasileiras, entre elas Curitiba, revelou ainda que 96% das mulheres vão ao oftalmologista e 84% delas mandam fazer os óculos em óticas confiáveis. "Isso mostra que elas são bem orientadas, têm a informação, mas mesmo assim no dia a dia não usam os óculos. Muitas vezes simplesmente porque julgam que eles não combinam com o visual", co­­menta o oftalmologista do Instituto Penido Burnier Leôn­cio Queiroz Neto.

A securitária Gisele Santos é uma das que ignoram o fato de ter de usar óculos. Há mais de um ano ela foi a um oftalmologista porque se queixava de dores de cabeça. O médico então receitou óculos para descansar a vista. "Saí do consultório, pus a receita na bolsa e lá ficou. O tempo passou e eu nem sequer mandei fazer os óculos", conta.

De acordo com o oftalmologista Otávio Siqueira Bisneto, da Sociedade Paranaense de Oftal­mologia, as consequências do não uso dos óculos variam de acordo com a alteração da visão e com a idade. "A principal consequência, claro, é a pessoa não enxergar como deveria e isso pode torná-la irritada ou preguiçosa", afirma. Além disso, forçar a vista pode ocasionar o que os especialistas chamam de astenopia, uma série de sinais e sintomas decorrentes da não correção das alterações. Entre eles, dores de cabeça, enxaqueca, sonolência, pálpebras inchadas e irritação dos olhos.

Ao contrário do que popularmente se acredita, não usar os óculos não faz com que o grau aumente. No entanto, os oftalmologistas deixam claro que não tem sentido enxergar mal só por não gostar dos óculos. "Hoje a maioria dos problemas pode ser corrigido com lentes de contato ou com cirurgia, não tem porque ficar sem enxergar bem", diz Queiroz.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.