i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Curitiba

Ônibus terão cartazes com informações sobre a gripe A

Além da mensagem de prevenção, os cartazes irão conter também as datas da campanha de imunização contra a nova gripe

  • PorFernanda Leitóles
  • 12/03/2010 14:20
Anteriormente, a orientação do Ministério da Saúde era para que houvesse intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda dose | Valterci Santos/Gazeta do Povo
Anteriormente, a orientação do Ministério da Saúde era para que houvesse intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda dose| Foto: Valterci Santos/Gazeta do Povo

Calendário de vacinação da gripe A

1ª Etapa

- Entre 8 e 19 de março : trabalhadores da área da saúde, profissionais envolvidos na resposta à pandemia e indígenas;

2ª Etapa

- Entre 22 de março e 21 de maio: gestantes;

- Entre 22 de março e 23 de abril: crianças de seis meses a dois anosde idade; e doentes crônicos com idade abaixo de 60 anos;

3ª Etapa

- Entre 5 de abril e 23 de abril: população com idade entre20 e 29 anos;

4ª Etapa

- Entre 24 de abril e 7 de maio: idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas;

5ª Etapa

- Entre 10 de maio a 21 de maio: população com idade entre30 e 39 anos.

Os ônibus do transporte coletivo de Curitiba serão utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba para alertar a população sobre os cuidados com a gripe A H1N1. Cartazes serão colocados nos ônibus com informações sobre os cuidados básicos de higiene que a população deve ter para evitar a doença. A Secretaria Municipal de Saúde e a Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) ainda não tinham a definição da data do início da campanha, mas a previsão é de que comece no fim de deste mês.

Além da mensagem de prevenção, os cartazes irão conter também as datas da campanha de imunização contra a nova gripe. A vacinação começou no último dia 8 e vai até 21 de maio. (Veja o calendário no box.)

De acordo com o médico infectologia José Luiz Andrade Neto, professor de infectologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), é fundamental que campanhas preventivas sejam feitas nesta época do ano, para que as pessoas retomem os cuidados básicos antes da chegada do inverno. "Com o calor, as pessoas têm a tendência de deixar de lado a preocupação com a nova gripe. Parece que se esqueceram de tudo o que aconteceu no ano passado", alertou Andrade Neto.

O médico destacou ainda a importância da realização de campanhas em locais com grande visibilidade e que podem atingir um grande público. "Muitas pessoas se conscientizaram que a prevenção é o melhor para evitar a gripe A e outras doenças. Mas, como nem todo mundo adotou essa postura, os órgãos de saúde devem orientar a população, principalmente, em locais com grande movimentação", disse o infectologista.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.