Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
gripe A H1N1

40 mil profissionais de saúde devem ser vacinados em Curitiba

Secretaria Municipal de Saúde destacou que não são todos os profissionais de saúde que serão vacinados, apenas aqueles que estão diretamente envolvidos com a gripe A

Aproximadamente 40 mil profissionais de saúde que atuam no combate à gripe A H1N1 devem ser imunizados na primeira fase da campanha, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. A vacinação para esse grupo e para a comunidade indígena começou nesta segunda-feira (8) e vai até o dia 19 de março. A Secretaria Municipal destacou ainda que não são todos os profissionais de saúde que serão vacinados, apenas aqueles que estão diretamente envolvidos com a gripe A.

Já a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) prevê que cerca de 13 mil índios serão imunizados no Paraná. Eles vivem em 45 aldeias no estado. De acordo com o órgão, os índios que não residem nas aldeias terão que se enquadrar em um dos grupos de vacinação para poderem ser imunizados.

Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afirmou que aproximadamente 167 mil pessoas devem ser imunizadas no Paraná na primeira fase da ação contra a doença. E durante as cinco etapas da campanha – que termina em 21 de maio – cerca de 5 milhões de paranaenses devem ser vacinados. (Veja o calendário de vacinação no box).

Cuidados

O secretário de estado da Saúde, Gilberto Martin, afirmou que a vacinação não é o único meio para evitar a disseminação do vírus da gripe A. Segundo o secretário, cuidados básicos de higiene auxiliam no combate à doença. As principais recomendações são lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão – principalmente antes das refeições e quando chegar da rua; utilizar um lenço ao espirrar ou ao tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal; deixar os ambientes ventilados; evitar lugares públicos e movimentados se tiver os sintomas da gripe A; e não levar as mãos aos olhos, nariz e boca.

Coletiva suspensa

Martin concederia entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (8) para esclarecer dúvidas sobre a vacina contra a nova gripe. No entanto, o evento foi cancelado por causa da morte do ex-secretário de Saúde Cláudio Murilo Xavier. Ele comandou a pasta entre 2003-2007 – na segunda gestão de Roberto Requião.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.