• Carregando...

A partir desta quarta-feira (25), cerca de um terço dos pacientes da saúde pública paranaense terá consultas, exames e outros serviços marcados por meio de um novo sistema de gerenciamento. A ferramenta interligada por meio da internet pretende organizar e centralizar as informações para facilitar a distribuição de recursos humanos e financeiros no setor.

Na primeira etapa serão 45 municípios beneficiados, das regiões de Paranaguá, da Região Metropolitana de Curitiba e de União da Vitória. O treinamento com os funcionários dos hospitais com acesso ao novo sistema, que custou cerca de R$ 30 milhões, acontece desde março deste ano.

Em um primeiro momento o sistema permitirá a emissão das autorizações de Internação Hospitalares e procedimentos de alta complexidade, o controle físico e financeiro dos procedimentos autorizados e a emissão de relatórios sobre as necessidades dos usuários. A partir de agosto, a ferramenta contemplará também o gerenciamento da disponibilidade de leitos em grandes hospitais e dos atendimentos a pacientes com necessidade de acompanhamento psiquiátrico.

De acordo com a superintendente de atenção à saúde, Márcia Huçulak, o controle obtido com a nova plataforma deve ajudar na decisão de onde alocar recursos nos próximos planejamentos do setor. "A partir da implantação nós poderemos fazer, por exemplo, a emissão das autorizações de internação hospitalar em um único ambiente. Hoje isso é feito de maneira manual e é difícil traçarmos um panorama", relata.

Segundo Márcia, o Paraná faz cerca de 800 mil internações por ano. O repasse mensal do Ministério da Saúde para os internamentos fica próximo dos R$ 60 milhões mensais para todo o estado.

Curitiba

Márcia Huçulak ressalta que Curitiba tem um sistema próprio de gerenciamento da saúde, muito parecido com o adquirido pelo estado. Como a ferramenta já existia, as duas plataformas vão se comunicar, sendo possível, por exemplo, se houver falta de vagas em outra cidade, que o sistema avise que na capital há um leito disponível.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]